Logo SOGESP

SOGESP Talks: estreia traz entrevista exclusiva com a Dra. Maria Rita de Souza Mesquita

São Paulo, 29 de outubro de 2025

Novo podcast da SOGESP traz debates sobre Ginecologia, Obstetrícia e saúde da mulher

A Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) lança o SOGESP Talks, seu novo podcast voltado à Ginecologia, Obstetrícia e à saúde da mulher.

A iniciativa busca aproximar médicos, estudantes, profissionais da área e o público interessado, por meio de conversas dinâmicas, informativas e acessíveis sobre temas de grande relevância.

 

Representatividade feminina

No episódio de estreia, a presidente da SOGESP, Dra. Maria Rita de Souza Mesquita, conversa com a jornalista Monica Kulcsar sobre o primeiro ano de gestão, suas prioridades e a crescente presença das mulheres em cargos de liderança. É a segunda vez na história da SOGESP que uma mulher ocupa a presidência da entidade.

“Sinto-me muito honrada em dar continuidade ao trabalho das diretorias que me antecederam, especialmente à trajetória da primeira presidente da SOGESP, Dra. Rossana Pulcineli, e à representação feminina na FEBRASGO, com a Dra. Maria Celeste Wender. O trabalho é grande, mas vale a pena”, afirmou a Dra. Maria Rita.

Durante o bate-papo, a presidente também compartilha sua trajetória profissional e sua atuação em entidades como a FEBRASGO e a AMB, destacando o avanço da representatividade feminina na Medicina.

“A Medicina caminha para se tornar predominantemente feminina até 2030. A presença de mulheres em cargos de liderança é um avanço que queremos consolidar e ampliar”, ressaltou.

 

Valorização profissional e qualidade científica

Com mandato até 2027, a Dra. Maria Rita destaca como prioridades a valorização profissional, a qualidade científica e o fortalecimento da Comissão de Valorização Profissional.

A gestão busca aprimorar as condições de trabalho e remuneração médica, especialmente no interior do Estado, além de combater a violência contra a mulher, tanto na sociedade quanto no ambiente profissional.

“Queremos qualificar médicos para identificar e acolher vítimas, além de proteger médicas no exercício da profissão, combatendo assédios e desigualdades de gênero”, reforçou.

 

Conteúdo semanal com temas diversos

O SOGESP Talks apresentará, semanalmente, novos episódios com especialistas, membros da diretoria e convidados especiais, abordando temas como Terapias Hormonais, Acesso da população à anticoncepção, Atendimento à população LGBT, Formação Médica e muito mais.

Os primeiros episódios foram gravados durante o 30º Congresso SOGESP 2025, realizado entre os dias 28 e 30 de agosto, e já estão disponíveis nos canais da SOGESP no YouTube e Spotify.

A iniciativa reforça o compromisso da entidade com a disseminação do conhecimento e a valorização da prática médica, levando o conteúdo científico além das fronteiras dos congressos.

Para assistir os episódios, acesse: youtube.com/@sogesp

 

EPISÓDIOS JÁ DISPONÍVEIS

Tema: O presente e o futuro da SOGESP
Convidada: Dra. Maria Rita de Souza Mesquita
Presidente da SOGESP, secretária adjunta da Associação Paulista de Medicina, primeira secretária da Associação Médica Brasileira e membro da Rede Brasileira de Estudos sobre Hipertensão na Gravidez

Tema: Terapias Hormonais
Convidado: Dr. Luciano Pompei
Professor associado livre-docente da disciplina de Ginecologia do Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC e ex-presidente da SOGESP e da Sobrac

Tema: Métodos contraceptivos e o acesso da população
Convidados: Dr. Rogério Bonassi Machado e Amanda Oliveira
Secretário geral da SOGESP, professor associado Livre-docente do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí; (Amanda Oliveira) Fundadora e CEO da Organização Social Nação Valquírias

Próximos eventos
Local : APM Araraquara R. Voluntários da Pátria, 1478 - Centro, Araraquara - SP

Local : Hotel Villa Rossa R. Cora Coralina, 350 – Vila Darcy Penteado, São Roque – SP | CEP 18130-971

Local : Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto FAMERP