Logo SOGESP

Laqueadura: novas regras

Notícias SOGESP

São Paulo, 19 de setembro de 2022.

Em 05 de setembro de 2022 foi publicada a Lei nº 14.443, que alterou a Lei nº 9.263/96 (que trata do planejamento familiar) e trouxe novas regras para a realização da cirurgia esterilizadora voluntária feminina (também chamada de ligadura de trompas ou laqueadura
tubária).
As novas regras às quais devem se atentar os ginecologistas e obstetras, que passam a valer a partir de 4 de março de 2023, são as seguintes:

  • Não será mais necessário o consentimento expresso do seu marido ou companheiro para a realização da cirurgia esterilizadora voluntária feminina.
  • Será permitida a esterilização cirúrgica durante o parto, desde que a mulher tenha manifestado sua vontade em realizar o procedimento, através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido específico, no mínimo 60 (sessenta) dias antes do parto.
  • Será reduzida a idade mínima necessária para a realização da cirurgia esterilizadora, de 25 (vinte e cinco) para 21 (vinte e um) anos de idade – lembrando que fica mantida a regra de que a idade mínima pode ser desconsiderada se a mulher tiver capacidade civil plena (maior de 18 anos) e pelo menos dois filhos vivos.
  • Foi estabelecido prazo máximo de 30 (trinta) dias para a disponibilização às pacientes de qualquer método e técnica de contracepção.

Até lá, ficam mantidas as regras atualmente vigentes, que podem ser consultadas aqui.

Próximos eventos
Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP

Local : Laboratório SABIN - Rua Francisco Paes, 165 - Centro - São José dos Campos/SP