Logo SOGESP

Infecção pelo HIV e Gravidez: Ainda um desafio

Atualização Médica

São Paulo, 01 de Dezembro de 2020

INFECÇÃO PELO HIV E GRAVIDEZ: AINDA UM DESAFIO
Silvana Maria Quintana
Geraldo Duarte

É indiscutível o notável progresso na abordagem de gestantes infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).  Da falta de perspectivas no início da epidemia até a possibilidade atual de escolher o esquema antirretroviral mais adequado para atender as demandas maternas e fetais passaram-se 35 anos. Recentemente a profilaxia pré-exposição (PrEP) juntou-se aos recursos com os quais a humanidade pode enfrentar e combater a disseminação da infecção pelo HIV. No entanto, ainda existem vários desafios a serem enfrentados que vão desde a identificação das gestantes infectadas pelo HIV até à implementação de estratégias para aumentar a adesão ao uso dos antirretrovirais (ARV). 

As duas principais formas de disseminação da infecção pelo HIV são a relação sexual desprotegida e o uso comunitário de drogas ilícitas por via percutânea, entretanto a transmissão do vírus da mãe para o seu filho, denominada transmissão vertical (TV) consiste em uma categoria de exposição peculiarmente perversa do HIV. Esta transmissão pode ocorrer em três momentos distintos, com diferentes taxas médias de ocorrência. Segundo Magder et al (2005)7, 30% das para gestantes cronicamente infectadas pelo HIV que não recebem TARV farão a transmissão transplacentária, mas é durante o trabalho de parto/parto que a TV atinge suas taxas mais elevadas: 60-72%. O aleitamento natural responderia por 11-14% dos casos de TV. Destaca-se que no caso de a gestante adquirir o HIV durante o curso da gravidez, ou seja, infecção aguda, o risco de TV aumenta em 4,7 vezes9. Por isto, os profissionais de saúde precisam orientar as gestantes em relação aos cuidados para que a gestante não se infecte.

Idealmente as mulheres deveriam conhecer o seu estado sorológico antes de engravidar, isto é, deveriam realizar as sorologias antes de engravidar. Esta avaliação pré-concepcional possibilitaria orientar a mulher qual o melhor momento para engravidar e, no caso de identificar anticorpos para o HIV, iniciar tratamento com ARV controlando a carga viral. Entretanto, esta avaliação não é a realidade da nossa população sendo fundamental a realização de sorologias na primeira consulta pré-natal. Caso a sorologia identifique gestantes vivendo com HIV é fundamental a prescrição de TARV, pois um dos principais objetivos assistenciais é baixar a carga viral deixando-a indetectável12, visto que quanto mais elevada, maiores as taxas de TV13. Assimilar e colocar na prática obstétrica/neonatal todo o conhecimento que a ciência proporcionou nestes últimos 30 anos tornou possível reduzir as taxas de TV do HIV de 35% para menos de 1%15.

 

Microsoft.CSharp.RuntimeBinder.RuntimeBinderException: 'Newtonsoft.Json.Linq.JValue' does not contain a definition for 'macroAlias'
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at System.Dynamic.UpdateDelegates.UpdateAndExecute1[T0,TRet](CallSite site, T0 arg0)
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_macro.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\macro.cshtml:line 0
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageCoreAsync(IRazorPage page, ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageAsync(IRazorPage page, ViewContext context, Boolean invokeViewStarts)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderAsync(ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.RenderPartialCoreAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData, TextWriter writer)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.PartialAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData)
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_base.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\base.cshtml:line 11
Próximos eventos
Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP