Logo SOGESP

Curso de Emergências Obstétricas da SOGESP

Notícias SOGESP

A SOGESP regional do ABC realizou no dia 27 de outubro o Curso de Emergências Obstétricas na Faculdade de Medicina do ABC, com a participação de 32 médicos que atuam nos serviços públicos e privados. Os instrutores foram os especialistas Eliane Mendes, Roberta Kronenberger, Eduardo Famá, Wirley Munhoz e Flaviano Queiroz, que, previamente capacitados, tiveram envolvimento e dedicação ímpar.

O grupo contou com a coordenação da Dra. Fernanda Spadotto, coordenando o treinamento de forma harmônica, permitindo que os monitores desempenhassem seu trabalho com segurança e motivação.

Foram ministradas aulas teóricas divididas em dois blocos (manhã e tarde) e oficinas práticas. Os participantes puderam vivenciar as experiências previamente vistas na teoria.

O resultado deste trabalho será efetivo quando multiplicado junto às instituições privadas, pela capacitação de enfermeiros e equipes técnicas. O objetivo é que se consiga efetivamente reduzida a taxa de mortalidade materna, cujas principais causas incluem hemorragia, hipertensão e infecção.

Entre as distintas discussões e interações surgidas nas oficinas, nasceram propostas como a expansão do treinamento junto às instituições privadas e, aos hospitais que aderirem. Outra sugestão: a SOGESP poderia oferecer um selo de certificação a ser renovado periodicamente.

“Além do conteúdo programático tivemos a oportunidade de um congraçamento descontraído com dois coffee break nos intervalos da manhã e tarde e um almoço” relata a presidente da Regional, dra. Elizabeth Nasser. “O aproveitamento foi excepcional, tanto que os colegas continuaram conosco por mais um tempo, discutindo e opinando sobre os conteúdos, mesmo após encerrada as atividades, agradecendo pela oportunidade e tecendo elogios ao curso e à organização”.

Unanimemente, o curso foi avaliado como excelente pela audiência:

“Essa diretoria se sente muito feliz por mais uma vez ter proporcionado essa ação educativa e de reciclagem de extrema relevância que é a de reduzir morte materna, mais uma importante iniciativa SOGESP”, finaliza Elizabeth.

 

CLIQUE AQUI e veja a cobertura fotográfica

Próximos eventos
Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP