Logo SOGESP

Contracepção no pós-parto: médicos de Campinas têm treinamento prático, em massa, em Jornada da SOGESP

Notícias SOGESP

Contracepção no pós-parto: médicos de Campinas têm treinamento prático, em massa, em Jornada da SOGESP 

Visando a melhoria no planejamento familiar e a diminuição dos números de gestações não desejadas, SOGESP desenvolve treinamento de contracepção pós-parto

Em 2019, acontece a 12ª edição da Jornada de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas e Região realizada pela SOGESP – Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo. Além disso, simultaneamente, ainda ocorrerá o XII Encontro dos ex-Residentes. Marcados para 23 e 24 de maio, os eventos se darão na Expo D. Pedro, em Campinas.

Entre as mais de 70 palestras que acontecerão durante os dois dias, um treinamento, em especial, chama atenção; o Curso Prático de Contracepção no Pós-parto Imediado. Inédito e inovador, ele será dividido em quatro turmas de 20 alunos cada, sendo duas na quinta-feira, 23, e as outras duas na sexta-feira, 24.

Coordenado e idealizado pelas médicas ginecologistas e professoras da Faculdade de Medicina da UNICAMP, Dra Fernanda Surita e Dra. Cássia Juliato, o treinamento será uma aula prática iniciado por uma breve introdução teórica.

Segundo Dra. Cássia, há estudos que comprovam que a maioria das grávidas brasileiras gostariam de fazer uso de contraceptivos, logo após o nascimento do bebê, para evitar futuras gestações. Porém, cerca de 40% dessas mulheres acabam não retornando ao hospital, depois do parto, para dar início ao método. Tal problema soma-se ao fato de que, ainda hoje, no Brasil, mais da metade das gestações são não planejadas.

“O pós-parto imediato é uma oportunidade ótima e o momento ideal para que o médico indique uma forma de contracepção à paciente. Esperar que essas mulheres voltem em uma consulta para então começar com a contracepção é um tiro no escuro. Inclusive, cada vez mais, o Ministério da Saúde tem estimulado que os médicos tomem essa iniciativa”, afirma a coordenadora do curso.

Durante o treinamento, serão mostradas as técnicas de inserção do dispositivo intrauterino (DIU) com o suporte de modelos de simulação uterinos. Porém, Cássia explica que não se trata de uma introdução habitual: “Colocamos o DIU imediatamente após o parto, até 10 minutos depois. Então, o útero se encontra em um tamanho maior. É uma condição muito peculiar”.

Aos interessados, o curso é gratuito aos participantes da 12ª Jornada, mas é necessário que seja feita a inscrição através da SOGESP Regional Campinas (19 3231-3333 / 19 3236-8388).

 

Microsoft.CSharp.RuntimeBinder.RuntimeBinderException: 'Newtonsoft.Json.Linq.JValue' does not contain a definition for 'macroAlias'
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at System.Dynamic.UpdateDelegates.UpdateAndExecute1[T0,TRet](CallSite site, T0 arg0)
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_macro.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\macro.cshtml:line 0
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageCoreAsync(IRazorPage page, ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageAsync(IRazorPage page, ViewContext context, Boolean invokeViewStarts)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderAsync(ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.RenderPartialCoreAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData, TextWriter writer)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.PartialAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData)
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_base.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\base.cshtml:line 11
Próximos eventos
Local : Centro Médico Hospital José de Melo - Rua José de Melo, 180 – Vila Dora – Santo André – SP

Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : APM Regional Presidente Prudente - R. Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 432 - Jardim Marupiara, Pres. Prudente - SP

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP