Logo SOGESP

Mudanças no metabolismo

Saúde e bem estar

É preciso ter cuidado com as refeições para não engordar na maturidade. O metabolismo fica mais lento e as necessidades calóricas diminuem em média 2% ao ano. Mulheres entre 23 e 50 anos precisam de 1.600 a 2.400 calorias diárias (média de 2.000 calorias). Entre 51 e 76 anos suas necessidades caem para 1.400 a 2.000 calorias (média de 1.600 calorias). Um excesso diário de 200 calorias pode significar o aumento de 10 quilos no peso ao final de um ano.

A redução de 500 calorias no consumo diário pode levar a perda de cerca de 500 gramas de peso por semana. Mulheres que desejam perder peso, além de comer menos precisam queimar calorias por meio da atividade física; mas é preciso cuidado para não limitar exageradamente a quantidade de calorias consumidas no dia-a-dia.

Dietas com menos de 1.200 calorias diárias dificilmente fornecem as quantidades adequadas dos nutrientes essenciais. Os regimes drasticamente hipocalóricos, com menos de 600 calorias por dia, são contraindicados para mulheres em idade de pós-menopausa. Podem provocar disfunção cardíaca e levar ao infarto.

O correto é alimentar-se de maneira equilibrada, reduzindo a ingestão de calorias com refeições leves, pobres em gordura e açúcar e incorporando à rotina a prática de exercícios. Andar rápido triplica o gasto energético em relação ao que é consumido em repouso. Nadar vigorosamente aumenta o gasto calórico quatro a cinco vezes e subir degraus ou andar de bicicleta eleva em seis vezes o gasto calórico comparativamente ao que é consumido em repouso.

Próximos eventos