Logo SOGESP

Maioria das adolescentes não usa preservativos, diz levantamento

Parceria Folha de São Paulo

Pílula do dia seguinte, por outro lado, tem maior adesão entre jovens de 13 a 19 anos

21.ago.2019 às 08h00 - Parceria revista Mulher SOGESP com a Folha de São Paulo

Menos da metade das adolescentes atendidas por ginecologistas e obstetras paulistas usa camisinha na primeira relação sexual ou rotineiramente. Deste grupo, a maioria nem sabe que os preservativos podem evitar a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Os dados são de levantamento feito pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) com 849 profissionais. Segundo quase 80% dos especialistas ouvidos, mais da meta­de de suas pacientes entre os 13 e os 19 anos é sexualmente ativa.

Com base nos atendimentos em consultórios, a percepção de 42% dos médicos é a de que apenas uma pequena parte das adolescentes recebe orientações sobre ISTs. Outros 40% acreditam que menos da metade dessas pacientes tenha esclarecimento sobre métodos anticoncepcionais.

A pílula do dia seguinte, por outro lado, tem maior adesão entre as adolescentes: 64% dos profissionais dizem que suas pacientes jovens conhecem o medicamento.

“Esses dados são essenciais para alertar os ginecologistas e obstetras sobre a vulnerabilidade da população de adolescentes. Na maioria das vezes, a orientação sobre IST e anticoncepção só ocorre após o início da vida sexual”, destaca Silva­na Maria Quintana, segun­da-secretária da SOGESP.

É papel do médico ginecologista e obstetra entender o comportamento de suas pacientes e desenhar políticas para melhor atendê-las, afirma a presidente da SOGESP, Rossana Pulcineli Viei­ra Francisco.

“Precisamos de políticas específicas de educação e conscientização para as adolescentes, pois, além do aumento recente de índices de sífilis e HIV, o Brasil apresenta números assustadores de gravidez na adolescência”, diz Pulcineli.

A pesquisa foi realizada pela SOGESP através de questionário online entre 16 de fevereiro a 5 de março de 2018.

Próximos eventos
Local : Online | Youtube e Instagram da SOGESP

Local : Sorocaba Park Hotel By Atlantica Av. Prof. Joaquim Silva, 205 - Alto da Boa Vista, Sorocaba - SP

Local : Auditório UNIMED Lençóis Paulista Rua Manoel Amâncio, 65 • Centro • Lençóis Paulista - SP

Local : Hotel Mercure São José dos Campos - Av. Jorge Zarur, 81 - Torre II - Jardim Apolo São José dos Campos/SP