Logo SOGESP

Infecções do Trato Urinário Durante a Gravidez

#ExaMina

São Paulo, 12 de janeiro de 2026.

Infecções do Trato Urinário Durante a Gravidez

As infecções do trato urinário (ITUs) são compreendidas como um espectro de condições clínicas nas quais ocorrem a presença e a replicação bacterianas no sistema urinário, com subsequente injúria tissular1. Além do desconforto de seu quadro clínico e das complicações clínicas associadas, a relevância das ITUs durante o processo gestacional contempla um complexo conjunto de agravos correlacionados à elevação da morbimortalidade do binômio materno-fetal2. Estas representam um dos processos infecciosos mais frequentes do ciclo gravídico-puerperal, acometendo até 15% das gestações.

As modificações fisiológicas e adaptativas trazidas pelo organismo materno, em conjunto com a exposição aos fatores de risco, estão vinculadas ao aumento da frequência de ITUs.

Os microrganismos vinculados às ITUs durante a gravidez advém do trato genital inferior e apresentam perfil de virulência semelhante aos das mulheres não gestantes. Dentre eles, o mais comum é a Escherichia coli (75-95%). Dentre os gram-negativos, a Enterobacter sp., Klebsiella sp. e a Pseudomonas sp. são os agentes mais frequentes. Dentre os gram-positivos, destacam-se Staphyloccocus saprophyticus, Enterococcus faecalise e o Streptococcus agalactiae. 

Diagnóstico e conduta 

Para o diagnóstico de ITUs durante a gravidez, há necessidade de caracterizá-las no que tange à presença de sintomas (ITU sintomática ou ITU assintomática) e, dentre as condições sintomáticas, de determinar a localização topográfica (ITU baixa ou ITU alta). 

Os antimicrobianos são a base da terapêutica das ITUs durante a gravidez, uma vez que evitam a evolução do quadro para formas mais graves. A escolha pauta-se na tolerabilidade, espectro de ação, perfis de microrganismos identificados e segurança.

A profilaxia antimicrobiana diminui o risco da recorrência do quadro de ITU em até 80 a 90% dos casos, sendo indicada nos seguintes cenários.


Fonte: Artigo “Infecções do Trato Urinário Durante a Gravidez”, de autoria do Dr. Ivan Fernandes Filho, mestre em Educação pela PUC-SP, doutorando pelo Departamento de Obstetrícia da EPM/Unifesp e membro da Rede Brasileira de Estudos sobre Hipertensão na Gravidez.

Esta matéria completa, o médico associado, encontra na Revista SOGESP N°160.

 

Próximos eventos
Local : Centro Médico Hospital Brasil José de Melo. Rua José de Melo, 180 – Vila Dora – Santo André – SP. CEP 09030-580

Local : Espaço Paulista Promoções Eventos  Av. Paulista, 807 -  Bela Vista, São Paulo - SP

Local : Instagram e YouTube

Local : Centro Administrativo Unimed Piracicaba - Av. Antonia Pazinato Sturion, 1.201

Local : Laboratório Oswaldo Cruz – Matriz Praça Candida Maria Cesar Sawaya Giana, 128