Logo SOGESP

#ExaMina - Náuseas e vômitos na gravidez

28 de março de 2022

Patricia de Rossi 

Náuseas e vômitos na gravidez são frequentes, acometendo aproximadamente 80% das gestações. Os sintomas aparecem junto com o atraso da menstruação e costumam melhorar no 4º mês de gestação, mas até 15% continuam com sintomas depois disso – algumas, até o final da gravidez.

Apesar de serem mais comuns pela manhã (o chamado “enjoo matinal”), os enjoos podem acontecer em qualquer momento do dia. Esse quadro causa um impacto negativo na qualidade de vida da gestante, afetando sua alimentação, disposição e sono, tendo reflexos na vida familiar, social e profissional.

Não se sabe qual o mecanismo de aparecimento das náuseas e vômitos, mas podem ser iniciados por determinados cheiros e alimentos. Algumas mulheres também percebem que movimentos podem causar o desconforto e se sentem melhor quando ficam em repouso.

Dicas para melhorar os enjoos e vômitos da gestação:

Comer e beber devagar Fazer refeições leves e frequentes, evitando que o estômago fique cheio ou vazio demais Evitar bebidas com cafeína Evitar alimentos fritos, gordurosos ou muito temperados Evitar alimentos com cheiro, gosto ou textura que causem enjoo Tomar líquidos no intervalo das refeições e em pequenas quantidades Alimentar-se em um ambiente agradável, evitando ambientes abafados ou com odores de alimentos Comer um biscoito seco e salgado ou torrada ao levantar-se, antes mesmo de escovar os dentes; você já pode deixá-lo ao lado da sua cama Algumas mulheres sentem-se bem trocando a água por sucos de frutas ácidas, como limonada ou suco de abacaxi. Líquidos gelados também podem ser uma boa opção. Não se deitar logo após as refeições Ter períodos de descanso sempre que possível 

Além de ajustes na alimentação, o tratamento é feito com medicamentos antieméticos, que podem ser tomados tanto para tratar como para prevenir os sintomas.

Porém, se as náuseas e os vômitos persistirem e estiverem associados à perda de peso, desidratação, entre outros sintomas, pode ser o caso de uma hiperêmese gravídica, o que merece uma avaliação mais cuidadosa. Sem tratamento adequado, a doença pode trazer complicações mais sérias, por isso é muito importante acompanhar de perto o problema com o médico durante as consultas do pré-natal.

 

Próximos eventos
Local : Instagram SOGESP

Local : Santa Casa Misericórdia de Avaré Rua Paraíba, 1003 - Centro, Avaré - SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP

Local : Laboratório SABIN - Rua Francisco Paes, 165 - Centro - São José dos Campos/SP