Logo SOGESP

#Examina - A importância do pré-natal de qualidade

São Paulo, 20 de junho de 2022.

Por Fabiano Elisei Serra

O pré-natal é fundamental para prevenção e identificação de problemas de saúde ou complicações médicas mais sérias que coloquem a vida da mãe e do bebê em risco. A anamnese (entrevista) e o exame físico fazem parte de todas as consultas. Muitas vezes exames complementares como de sangue, urina ou ultrassonografia também são solicitados e checados para identificação de doenças, infecções ou disfunções, como, por exemplo, anemia, infecção urinária e doenças infectocontagiosas transmitidas de mãe para filho. Além disso, são passadas orientações sobre o que se deve ou não fazer, sobre medidas preventivas, alimentação, vacinas e medicamentos a serem tomados, exercícios físicos, relações sexuais, viagens. É o momento para que todas as dúvidas sejam respondidas.

O ideal é que se inicie o pré-natal assim que houver confirmação da gravidez. As consultas são mensais no começo da gestação e que depois passam a ter intervalos menores: quinzenais e semanais. Podem ser necessários intervalos menores a depender da evolução da gestação. A gestante deve ser acompanhada até o nascimento e pós-parto.

Para minimizar riscos, deve-se seguir as orientações à risca. Quanto mais seguros a gestante e seu parceiro estiverem sobre todo o processo que está por vir, melhor e mais tranquilo será o parto e o pós-parto.

É fato que muitas gestações transcorreriam bem sem ajuda ou acompanhamento médico. A natureza acerta na maioria das vezes. O problema é quando ocorre algum desvio da normalidade que gera complicações, malformações e até morte de mãe e de bebê. Graças à melhor assistência das gestantes e ao aumento do nível de esclarecimento da população desfechos ruins são cada vez mais infrequentes.

 

Próximos eventos
Local : Online | Instagram da SOGESP

Local : Online | Youtube e Instagram da SOGESP

Local : Transamerica Expo Center

Local : Hospital Municipal Universitário de Taubaté - Av. Granadeiro Guimarães, 270 - Centro, Taubaté - SP

Local : Restaurante Vinho e Bossa Nova Rua: Othon Feliciano, n° 10 - Fundos Galeria Casa Velha - Santos, SP