Logo SOGESP

Webinar SOGESP aborda assistência ginecológica em tempos de COVID-19

CORONAVIRUS

São Paulo, 04 de maio de 2020.

Webinar SOGESP aborda assistência ginecológica em tempos de COVID-19

Seminários virtuais oferecem atualização continuada de excelência aos associados e são ferramenta científica para combate à pandemia

A capacidade de adaptação é fundamental em tempos difíceis, como agora com a pandemia da COVID-19. Determinada a cumprir sua missão, garantindo a disseminação do conhecimento de excelência e qualificando continuamente o atendimento em saúde à mulher, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) vem explorando tecnologias diferenciadas para compartilhar as novas informações em diagnóstico, tratamento, prevenção e para realizar treinamentos a distância aos especialistas em tocoginecologia.    

Desde o isolamento social imposto para o enfrentamento à COVID-19, a SOGESP utiliza o formato WEBINAR, seminário on-line, em vídeo, e ao vivo. As aulas acontecem semanalmente e são disponibilizadas para todos os associados:

“O WEBINAR é uma ferramenta que adotamos frente à pandemia. O primeiro teve como tema o atendimento à gestante e teve resultado excelente”, comenta Rogério Bonassi Machado, Diretor Científico de Ginecologia da SOGESP.

Para essa semana, o tema escolhido é “A assistência ginecológica em tempos de COVID-19”. O webinar ocorrerá em 7 de maio, às 11h. Poderá ser acompanhado nas redes sociais da SOGESP e permitirá a interação com a audiência pelo chat.

Segundo Rogério, serão abordados assuntos de extrema importância para o ginecologista e obstetra, sendo que profissionais de expressão participarão das discussões.
“A meta é seguir com o papel da SOGESP de sempre informar e atualizar o associado. Isso era feito de maneira presencial e, agora, durante esse período, precisamos utilizar as ferramentas digitais”.

Serão seis WEBINAR focados em temas relacionados à COVID-19, por conta da importância e da realidade do mundo. Entretanto, a ideia é continuar com essas atividades on-line:

“Mesmo o ginecologista e obstetra não sendo o médico da linha de frente no combate ao coronavírus, vem sendo muito afetado na rotina dos consultórios e as dúvidas surgem”, pondera Rogério.

Os temas de 7 de abril

O WEBINAR tratará de quatro temas fundamentais. Rogério falará sobre a anticoncepção e a COVID-19. O segundo palestrante é Luciano de Melo Pompei, Secretário Geral da SOGESP, que abordará a questão do risco tromboembólico e terapia hormonal no climatério, se seria necessária uma mudança na terapêutica hormonal empregada.

“Em alguns casos da infecção por coronavírus, principalmente nos mais graves, parece que existe uma ativação do sistema de coagulação e acaba formando microcoágulos no sistema respiratório. Então, existe uma preocupação se a terapêutica hormonal e a anticoncepção poderiam ter algum efeito aditivo nessa situação ou não”, explica.

André Luiz Malavasi, coordenador dos Representantes Credenciados da Capital da SOGESP, palestrará sobre o que é prioridade no atendimento ginecológico durante a pandemia:

“Vamos falar sobre os cuidados especializados para gestantes com a COVID-19 na prevenção de fenômenos tromboembólicos, uma das mais graves complicações dessa infecção”.

Por fim, haverá exposição de Sérgio Podgaec, diretor administrativo da FEBRASGO. Ele discorrerá sobre os cuidados com as pacientes com endometriose que, assim como mulheres com outras doenças ginecológicas, requerem acompanhamento e precisam manter o tratamento prescrito durante a pandemia.

“Elas devem procurar atendimento, que pode ser feito por telemedicina, caso tenham dúvida ou sintomas que considerem importantes. Eventuais exames e procedimentos cirúrgicos devem ser avaliados, mas é fundamental não deixar o tratamento e a doença de lado”, completa Sérgio.

CLIQUE AQUI E ASSISTA A WEBINAR

Próximos eventos
Local : UNOESTE Avenida Antônio de Almeida Pacheco, 2945 - 2º - Zona Industrial, Jaú - SP

Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP