Logo SOGESP

VI Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da Regional Centro-Oeste da SOGESP (1)

Notícias SOGESP

VI Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da Regional Centro-Oeste da SOGESP

Sediado em Bauru, o evento terá, pela primeira vez, curso sobre Endocrinologia e saúde da mulher

Em maio, acontece a VI Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) Regional Centro-Oeste. Será nos dias 17 e 18, na sede da Associação Paulista de Medicina em Bauru.

De acordo com o dr. José Roberto Salina, presidente da Regional Centro-Oeste da SOGESP, até ano passado, a Jornada acontecia bianualmente. Porém, por desejo e necessidade dos associados, a partir desta edição a realização se torna anual.

“Nós sabemos como é o dia a dia do ginecologista e obstetra que reside e trabalha no interior do estado. Entendemos sua realidade, as dificuldades enfrentadas e o quanto é dispendioso fechar seus consultórios para buscar atualização científica, a qual é indispensável para o bom exercício profissional. É com isso em mente que a SOGESP cria e desenvolve tais eventos, tornando possível levar para perto dos associados conteúdo de alto nível”, explica Salina, médico ginecologista e mastologista.

Preparada para receber todos os profissionais que se dedicam à saúde feminina, em especial os Gos e os residentes da especialidade, a Jornada é uma oportunidade ímpar no sentido da educação continuada presencial. Segundo o presidente da Regional, “diferentemente dos grandes congressos, nestes eventos, o participante tem a chance de ter um contato direto com os professores palestrantes, tirando suas dúvidas e aprimorando seus saberes”.

Dr. Salina ainda acrescenta que, pela primeira vez, serão realizados cursos práticos de Ginecologia, Obstetrícia, Mastologia e de temas inéditos, relacionados à valorização profissional e programação financeira.

“Serão dois dias de muitas atividades, mas também de momentos de descontração, oportunidades de relacionamento interpessoal e troca de experiências. Além das aulas e palestras de altíssima qualidade, estão programados um happy-hour e um jantar com congressistas e professores, realizados ao final do primeiro dia e ao final da Jornada, respectivamente. Esperamos por vocês, amigos”, finaliza o presidente.

Endocrinologia e saúde da mulher

Dentro da VI Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da Regional Centro-Oeste da SOGESP acontecerá o I Curso de Endocrinologia na Saúde da mulher. Com um programa científico pragmático que possibilitará atualização sobre os temas mais relevantes da Endocrinologia feminina, o curso foi desenvolvido graças à integração entre médicos das duas áreas.

“É importante sempre lembrar que o Ginecologista-Obstetra é o clínico da mulher. É a este profissional que elas recorrem para exames de rotina ou quando sentem mudanças na saúde. Daí a importância de realizarmos um curso dentro da Jornada: uniformizar as condutas entre as duas especialidades e debater as principais alterações endocrinológicas que acometem nossas pacientes”, pontua dr. José Roberto Salina.

Segundo ele, o equilíbrio metabólico da mulher depende, especialmente, do bom funcionamento dos ovários, do pâncreas, da tireoide, das glândulas pineal e adrenais. Ainda, pacientes do sexo feminino costumam ter mais alterações na função tireoidiana e diabetes do que os homens.

“Tais mudanças têm repercussão no metabolismo, no bem estar e na fertilidade, podendo comprometer o bom desenvolvimento da gestação. Os resultados disso são inúmeros, entre eles podemos citar abortamentos, prematuridade e alterações no desenvolvimento e na constituição do feto. Dessa forma, se faz necessário que nós, ginecologistas e endocrinologistas, trabalhemos em perfeita sintonia”.

Microsoft.CSharp.RuntimeBinder.RuntimeBinderException: 'Newtonsoft.Json.Linq.JValue' does not contain a definition for 'macroAlias'
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at System.Dynamic.UpdateDelegates.UpdateAndExecute1[T0,TRet](CallSite site, T0 arg0)
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_macro.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\macro.cshtml:line 0
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageCoreAsync(IRazorPage page, ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageAsync(IRazorPage page, ViewContext context, Boolean invokeViewStarts)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderAsync(ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.RenderPartialCoreAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData, TextWriter writer)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.PartialAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData)
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_base.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\base.cshtml:line 11
Próximos eventos
Local : Centro Médico Hospital José de Melo - Rua José de Melo, 180 – Vila Dora – Santo André – SP

Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : APM Regional Presidente Prudente - R. Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 432 - Jardim Marupiara, Pres. Prudente - SP

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP