Logo SOGESP

Tributo ao Dr. Prof. Edgard Guariento Guimarães

Notícias SOGESP


O professor Edgard Guariento Guimarães, expoente da obstetrícia em nosso estado,
lamentavelmente nos deixou em 02 de novembro de 2018. Nascido em São Paulo em 29 de agosto de 1957, era sobrinho do eminente professor de obstetrícia Dr. Antonio Guariento. Desde cedo, o professor Edgard acostumou-se a conviver com a companhia familiar e com a intimidade pessoal do próprio professor Antonio Guariento, bem como de seu amigo, o professor Domingos Delascio. Desta forma, conheceu a nata da obstetrícia paulista, sempre contando histórias divertidas e curiosas da formação das escolas de obstetrícia de nosso estado. Casou-se com a também médica Maria Cristina F. Itapema Alves, com quem teve um casal de filhos.

Ingressou na Faculdade de Medicina PUC de Sorocaba em 1977, formando-se em 1982. Concluiu Residência Médica pelo Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros Casa Maternal e da Infância em 1984, tendo trabalhado em vários serviços de obstetrícia na capital.

Como tinha familiares no interior de São Paulo, mudou-se em 1985 para Presidente Prudente.
Sempre ligado ao estudo, e principalmente, à aplicabilidade prática da ciência no dia a dia do atendimento às pacientes, rapidamente destacou-se em nossa cidade, como profissional competente e possuidor de uma grande capacidade de liderança. Atingiu a glória máxima na medicina, que é ser respeitado, admirado e reconhecido pelos seus próprios colegas.

Desta forma, foi natural que em 1988, na criação da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista em Presidente Prudente, Dr. Edgard fosse a escolha natural para chefiar a criação do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia daquela escola, em conjunto com outros destacados profissionais de nossa região.

Na tarefa da construção do departamento na Faculdade de Medicina, sua humildade e respeito pelos professores que foram seus tutores, resultaram no convite ao nosso querido e brilhante professor Dr. Antonio Rozas para que participasse da criação do Serviço. Mestre renomado em obstetrícia, Dr. Rozas rapidamente transformou-se de antigo mestre e tutor respeitado a mais um estimado colega e amigo do professor Edgard.

Auxiliados por vários colaboradores iniciais, passaram a construir passo a passo todo o departamento de Ginecologia e Obstetrícia, dando a imagem de responsabilidade e trabalho que transparece até hoje. Ato contínuo foi o nome imediatamente escolhido pela diretoria administrativa da Faculdade de Medicina para criar em conjunto com o Dr. Dauto de Almeida Campos e outros profissionais, a residência médica de Ginecologia e Obstetrícia do então Hospital Universitário de Presidente Prudente em 1999. Não poderia haver nome melhor para esta tarefa, e novamente, com trabalho e dedicação, moldou a personalidade do serviço que se estende até hoje, atingindo sua 18ª turma. No ano passado, carinhosamente recebeu o nome de “Turma de Residência Dr. Edgard Guariento Guimarães” pelos nossos residentes do terceiro ano, sua última e merecida homenagem em vida.

O professor Edgard também foi o incentivador da implantação da regional da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de São Paulo (SOGESP), em nossa cidade. Responsável por sua implantação, consequentemente, foi o nome de absoluto consenso para presidi-la em sua primeira gestão em Presidente Prudente. Teve como metas promover a educação continuada e congregar a aproximação entre os colegas, tornando a especialidade forte e unida em seus objetivos.

Conviveu dia a dia com inúmeros alunos e residentes, estimulou a publicação de trabalhos científicos e a confecção de capítulos em livros. Ajudou fundamentalmente na formação de cada médico que passou por seu treinamento. Plantou no coração de todos o respeito pelas pacientes, especialmente para com as mais humildes. Foi homenageado pelas turmas de medicina em inúmeras vezes. Era incansável na
procura de soluções para os problemas mais difíceis nas gestantes de alto risco, muitas vezes, não só para as questões médicas, mas também, importando-se com as questões sociais das mesmas.

Quando tinha dúvidas, era o primeiro a interromper as visitas de enfermaria e na mesma hora promover a pesquisa na biblioteca do hospital escola, no computador, e ultimamente, na internet em seu celular. Sua curiosidade pela medicina superava à daquela do aluno de primeiro ano que acabou de ingressar na faculdade. Várias vezes vimos exemplos disto na frente dos estudantes e dos residentes.

A imagem de todos nós era do professor Edgard junto às pacientes, na enfermaria, de mão dada com elas, questionando os alunos e ensinando medicina. Para nós que o conhecemos, convivemos com ele e o admirávamos muito, vai fazer muita falta.
Deixou uma saudade e um espaço vazio que jamais será preenchido, mas deixou a também a lembrança de um profissional ético, dedicado e extremamente estudioso.

Obrigado por tudo, professor Edgard.

                                                                                                                                                        Dr. Fernando Augusto Barreiros

 

Microsoft.CSharp.RuntimeBinder.RuntimeBinderException: 'Newtonsoft.Json.Linq.JValue' does not contain a definition for 'macroAlias'
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at System.Dynamic.UpdateDelegates.UpdateAndExecute1[T0,TRet](CallSite site, T0 arg0)
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_macro.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\macro.cshtml:line 0
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageCoreAsync(IRazorPage page, ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageAsync(IRazorPage page, ViewContext context, Boolean invokeViewStarts)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderAsync(ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.RenderPartialCoreAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData, TextWriter writer)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.PartialAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData)
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_base.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\base.cshtml:line 11
Próximos eventos
Local : Centro Médico Hospital José de Melo - Rua José de Melo, 180 – Vila Dora – Santo André – SP

Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : APM Regional Presidente Prudente - R. Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 432 - Jardim Marupiara, Pres. Prudente - SP

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP