Logo SOGESP

Trato genital é qualidade de vida

Atualização Médica

São Paulo, 26 de novembro de 2020

As patologias do trato genital inferior acometem a mucosa e outros tecidos que revestem o colo uterino, a vagina e a vulva. São doenças que tiram o sono de grande parcela da população feminina no Brasil.

“Entre elas, destacam-se as infecções causadas por vírus, como o HPV; bactérias, como a clamídia e outras causadoras da vaginose bacteriana; fungos, como a cândida; e protozoários, como o tricomonas.

Algumas destas infecções são transmitidas sexualmente”, explica a dra. Silvana Maria Quintana, coordenadora científica de Obstetrícia da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) e membro da Comissão Nacional Especializada de Trato Genital Inferior da Federação Brasileira de Associações da Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

Pensando na importância da constante atualização prático-científica dos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia quanto às patologias do trato genital inferior, a Regional de Ribeirão Preto da SOGESP promoverá webinar com o que há de mais relevante e recente na Medicina, em 5 de dezembro, das 8h30 às 10h30.

A abertura será feita pelo dr. Paulo Ricardo Pagnano, presidente da Regional. Em seguida, dra. Silvana Quintana ministrará a primeira palestra - Rastreio de infecção por HPV: biologia molecular versus citologia.

"Desde 2014, estudos apontaram a necessidade de modificar a forma de rastrear o câncer de colo uterino. Nestes resultados, utilizando a técnica laboratorial da biologia molecular, foi possível detectar a presença do agente causador do HPV no trato genital inferior”, explica a especialista.

Ela pontua ainda que tais descobertas possibilitaram a observação de elevado risco de lesão pré-câncer ou o câncer nessas mulheres. Além disso, a chance de detectar as lesões precursoras da doença com a biologia molecular era maior do que com a citologia. 

O webinar terá ainda a participação da dra. Márcia Farina Kamilos, membro da Diretoria do Capítulo de São Paulo da Sociedade Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (ABPTGIC), que abordará as lesões cervicais de baixo e alto grau e o tratamento individualizado de cada uma delas.

Outra palestra - “Vulvovaginites recidivantes: diagnósticos diferenciais e tratamento” - será ministrada pela dra. Iara Moreno Linhares, membro do corpo editorial das Revistas Patologia do Trato Genital Inferior e Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis e da Comissão Nacional Especializada de Doenças Infectocontagiosas da FEBRASGO.

A dra. Patrícia Pereira dos Santos Melli, médica assistente do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRUSP), finalizará a sessão interativa de apresentação de casos clínicos e perguntas dos espectadores.

A SOGESP convida ginecologistas, obstetras e médicos residentes na área a participarem da reunião.

Microsoft.CSharp.RuntimeBinder.RuntimeBinderException: 'Newtonsoft.Json.Linq.JValue' does not contain a definition for 'macroAlias'
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at System.Dynamic.UpdateDelegates.UpdateAndExecute1[T0,TRet](CallSite site, T0 arg0)
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_macro.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\macro.cshtml:line 0
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageCoreAsync(IRazorPage page, ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageAsync(IRazorPage page, ViewContext context, Boolean invokeViewStarts)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderAsync(ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.RenderPartialCoreAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData, TextWriter writer)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.PartialAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData)
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_base.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\base.cshtml:line 11
Próximos eventos
Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP