Logo SOGESP

SOGESP SOROCABA na luta contra a mortalidade materna

Notícias SOGESP

Com o objetivo de reduzir o número de mortes maternas, a SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) Sorocaba realiza em 15 de dezembro o Curso de Teórico-Prático de Emergências Obstétricas.

Contará com instrutores altamente capacitados ministrando aulas teóricas e práticas sobre temas como hemorragia, eclampsia, choque céptico e edema agudo de pulmão, conforme a coordenadora Juliane Poiati. 

Ginecologista e obstetra, a dra. Juliane destaca a importância das aulas práticas para uma atuação efetiva na diminuição da mortalidade materna no Estado de São Paulo.

“Com o Curso, a SOGESP cumpre seu papel social, de maneira a capacitar os médicos para atuar de forma rápida e eficaz no tratamento dessas complicações”.

Atualmente, a prevenção e combate à mortalidade materna se impõem como prioridade ao Brasil. Especialmente em virtude do sinal de alerta do Ministério da Saúde que confirmou o crescimento dos óbitos após anos em queda.

Em 2016 as mortes de gestantes subiram em relação ao ano anterior, chegando a 64 por 100 mil nascidos vivos. Assim se distanciaram ainda mais da meta acordada pelo País com a Organização das Nações Unidas (ONU), que era de 35 mortes por 100 mil nascidos vivos, para 2015.

Ficaram mais longe ainda do limite tido como aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de 20 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos. A situação no Estado de São Paulo também não é diferente, são observadas 47 mortes maternas para cada 100 mil nascidos vivos.

“O agravamento da situação denota a piora da saúde pública no País. A grande maioria das mortes maternas poderia ser evitada, se tivéssemos condição para fazer o diagnóstico rápido, além de investimento na qualificação contínua de recursos humanos. Estamos fazendo nossa parte, pois não há tempo para esperar.”, afirma Rossana Pulcineli Francisco, presidente da SOGESP.

 

Próximos eventos
Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP