Logo SOGESP

SOGESP Ribeirão Preto em ação contra a morte materna

Notícias SOGESP

Em 27 de outubro, a SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) da Regional de Ribeirão Preto realizou o Curso Teórico-Prático de Emergências Obstétricas.

Em âmbito geral, a inciativa visa a qualificar a assistência em todos os níveis para diminuir o número de óbitos maternas no Estado de São Paulo. Isso por meio da capacitação para a identificação e manejo de emergências obstétricas de acordo com protocolos clínicos baseados em evidências científicas atualizadas.

Idealizado e organizado pelas professoras Elaine Moisés, Silvana Quintana, Vera Borges, Rossana Pulcineli, Cristiane Paganoti e Rosiane Mattar, da SOGESP, o curso tem como público ginecologistas e obstetras, além de outros profissionais que lidam com urgências em obstetrícia.

A etapa de Ribeirão Preto foi a primeira de uma série que alcançará todo o Estado. Aliás, vale frisar que a boa resposta e o sucesso dessa etapa no Nordeste de São Paulo tiveram efetiva participação de muitos especialistas de altíssimo nível:

“Os instrutores de Ribeirão foram simplesmente sensacionais. Por isso, faço questão de um agradecimento público a Carla Andreucci Polido, Humberto Sadanobu Hirakawa, Conrado Coutinho, Patricia Melli e Luiz Augusto Martins!”, destaca a segunda secretária da SOGESP, Silvana Quintana.

De acordo com Elaine Moisés, uma das coordenadoras do curso e diretora de eventos da Regional de Ribeirão Preto, estiveram em pauta temas da maior relevância, como classificação de risco obstétrico, diagnóstico e assistência às emergências hipertensivas, hemorragia pós-parto e infecção puerperal grave.

Além das aulas teóricas, houve treinamento em estações práticas e espaços para que os participantes pudessem debater dúvidas e compartilhar experiências.

“Estamos convictas de que o curso tem potencial para instrumentalizar os participantes ao atendimento de excelência de casos de emergências obstétricas e, consequentemente, contribuir para a redução da Razão de Mortalidade Materna no Estado de São Paulo" completa Elaine.

 

Próximos eventos
Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP