Logo SOGESP

SOGESP discute prematuridade

Atualização Médica

São Paulo, 16 de novembro de 2020

SOGESP discute prematuridade

Em 26 de novembro, a Regional Presidente Prudente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP) debate tema da maior relevância para a assistência à gestação, inclusive nas etapas pré e pós. Médicos especialistas paulistas e de diversos outros pontos do Brasil rocarão vivências e compartilharão conhecimentos sobre a prematuridade, a principal causa de morbidade e mortalidade neonatal em países desenvolvidos.

​O ventre materno é o melhor lugar para o pleno desenvolvimento de uma nova vida. Entretanto, em alguns casos, essa estadia termina precocemente. Considerado um problema mundial, a prematuridade atinge até mesmo os países desenvolvidos. No Brasil, a incidência está entre 10 e 15% e, mundialmente, pode variar de 5 a 25%.
O bebê prematuro, ou pré-termo, é aquele que nasce com menos de 37 semanas de gestação. Felizmente a maioria dos partos prematuros ocorrem entre 34 e 37 semanas, ou seja, são crianças com mais de dois quilos
Quanto menor a idade gestacional, maior é a chance de complicações que a criança pode manifestar futuramente.
​Por permanecerem menos tempo dentro do útero, os bebês podem nascer com sequelas por conta da falta de amadurecimento de alguns órgãos.

Problemas respiratórios, cardíacos, intestinais e cerebrais são comuns. Essas crianças podem apresentar a temida paralisia cerebral, ficando com um déficit motor e cognitivo, surdez, cegueira, entre outros.
“Fatores como histórico prévio de parto prematuro ou doenças de colo de útero também podem acabar levando ao nascimento precoce da criança”, adverte diretor de eventos da Regional de Presidente Prudente, dr. Rogério César Bocardo.

O ideal para evitar a prematuridade seria, aquelas mulheres que desejam engravidar, realizarem uma consulta médica pré-concepcional. Um pré-natal bem feito, com conversa e detalhes é essencial para uma gravidez tranquila e, consequentemente, um parto no tempo certo.
​ Ter hábitos saudáveis é benéfico e importante em qualquer fase da vida, especialmente durante a gravidez. Uma nutrição adequada, sem fumar e beber, exercícios físicos diários e o cuidado com o estado emocional são itens importantes para um bom andamento da gestação.
​O ultrassom do colo de útero também é outro aliado à prevenção da prematuridade. Medido na ultrassonografia por via transvaginal no momento do ultrassom morfológico do segundo trimestre, auxilia na seleção de pacientes de maior risco e que requerem cuidados específicos. Atualmente, ele é aceito como uma rotina, principalmente para a paciente que engravida pela primeira vez e o médico não tem o histórico.

​É essencial também um destaque às infecções. Até mesmo uma infecção periodontal é uma causa do nascimento de bebês prematuros. Ou seja, do ponto de vista ideal, até a visita ao dentista antes de engravidar é uma forma de precaução.
O diretor de eventos da Regional de Presidente Prudente, dr. Rogério César Bocardo, coordenará a live SOGESP, que terá participações especiais dos drs. Antonio Gomes de Amorim Filho, médico assistente da Clínica Obstétrica do Hospital das Clínicas, Mario Henrique Burlacchini de Carvalho, geneco-obstetra da Universidade de São Paulo (USP), e Carlos Izaias Sartorão Filho, especialista pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).

Agende-se: 26 de novembro às 20h. 

Microsoft.CSharp.RuntimeBinder.RuntimeBinderException: 'Newtonsoft.Json.Linq.JValue' does not contain a definition for 'macroAlias'
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at System.Dynamic.UpdateDelegates.UpdateAndExecute1[T0,TRet](CallSite site, T0 arg0)
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_macro.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\macro.cshtml:line 0
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageCoreAsync(IRazorPage page, ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageAsync(IRazorPage page, ViewContext context, Boolean invokeViewStarts)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderAsync(ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.RenderPartialCoreAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData, TextWriter writer)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.PartialAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData)
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_base.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\base.cshtml:line 11
Próximos eventos
Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP