Logo SOGESP

SOGESP Centro-Oeste promove 9ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia

Notícias SOGESP

São Paulo, 26 de abril de 2023


Em 5 e 6 de maio, na sede da Associação Paulista de Medicina (APM) Bauru, acontecerá a nona edição da Jornada Científica de Ginecologia e Obstetrícia da SOGESP Centro-Oeste. De volta ao regime presencial após a pandemia de coronavírus, a programação é empolgante, com hands-on e atividades teóricas.

Daniel Spadoto Dias, o presidente da regional,  frisa que um tema extremamente importante – e que suscita inúmeras dúvidas durante a prática clínica diária – será abordado no encontro.

“Falaremos sobre o uso de hormonioterapias em mulheres não atletas e voltada a práticas esportivas. É um assunto em voga em virtude da má conduta de alguns profissionais que prescrevem hormônios inadvertidamente, sem levar em consideração seus efeitos colaterais e as repercussões sistêmicas no organismo feminino. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e outras sociedades especializadas também vêm promovendo essa discussão.”

Uroginecologia é o mote de outro debate relevante, que enfatizará abordagem cirúrgica e  técnicas de reconstrução de assoalho pélvico. Haverá ainda cursos práticos com duas estações de ginecologia e duas de obstetrícia, para capacitar os profissionais de saúde na identificação de fatores de risco, na realização de diagnósticos e na instituição de tratamentos adequados. “Os cursos representam uma oportunidade de atualização para os médicos mais experientes e um estímulo àqueles que estão iniciando suas carreiras.”

A grade de atualização científica inclui as infecções em obstetrícia; as indicações para imagem em mamas e quando pedir – ou não – ultrassom pélvico; os exames de imagem a partir da avaliação morfológica no primeiro trimestre da gravidez e do USG morfológico no segundo; além de identificação de pacientes de risco, pensando nas mulheres com diabetes gestacional e hipertensão gestacional.

“Procuramos sempre escolher temas atuais, de grande relevância, a fim de proporcionar uma grande experiência aos participantes, com foco na melhoria da produtividade e do conhecimento técnico-científico.”

Professores de diferentes instituições palestrarão, como Marair Gracio Ferreira Sartori, da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp); Luiz Gustavo Oliveira Brito, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Carlos Antonio Negrato, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, campus Bauru (USP Bauru).

“Continuaremos com a divulgação do brilhante trabalho que a Comissão de Defesa Profissional da SOGESP tem desenvolvido em prol da valorização dos tocoginecologistas, e promoveremos um coquetel de confraternização”, adianta o presidente. “Sem dúvida alguma, será um momento único de descontração e interação entre os colegas.”

A história da Jornada se mistura com a da própria regional Centro-Oeste, como conta o dr. Daniel. “Nossa regional é a mais nova da SOGESP, foi fundada em 2011. Celebramos a inauguração junto com a primeira edição do evento.”

O encontro acontecia bianualmente desde a sua terceira edição – a partir da sexta, contudo, por desejo e necessidade dos associados, passou a ser anual. “Com a pandemia, a sétima e a oitava foram realizadas virtualmente, o que permitiu a participação de um público maior. Agora, depois de três anos de restrições e distanciamento social, estamos ansiosos para retomar nossos eventos presenciais.”

Até o dia 27 de abril, todos os interessados poderão se inscrever com descontos. A tabela de valores para sócios, não sócios, residentes e acadêmicos, bem como a programação completa, podem ser consultadas em https://www.sogesp.com.br/eventos-sogesp/eventos-regionais/9%C2%AA-jornada-de-ginecologia-e-obstetricia-da-sogesp-centro-oeste-5-e-60523/.

A propósito, as inscrições devem ser feitas pelo link sogesp.com.br/eventos-sogesp/inscreva-se-nos-eventos-disponiveis/. Em caso de dúvidas, basta escrever para [email protected].

 

9ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da SOGESP Centro-Oeste

Quando: 5 e 6 de maio, das 8h às 18h30 e das 8h às 12h
Onde:  APM Bauru - Rua Amadeu Sangiovani, 4-47, Vila Mariana - Bauru/SP

 

Próximos eventos
Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP

Local : Laboratório SABIN - Rua Francisco Paes, 165 - Centro - São José dos Campos/SP