Logo SOGESP

SOGESP analisa opções de testes para diagnóstico de COVID-19

CORONAVIRUS

São Paulo, 18 de maio de 2020.

Durante a pandemia, pensar novas possibilidades para a manutenção da saúde da população é a principal meta dos profissionais da área. Para estimular o debate sobre as opções de testes diagnósticos para COVID-19, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) realizará em 19 de maio (terça-feira), às 20h, um webinar comandado pela dra. Silvana Maria Quintana.

A coordenadora científica de Obstetrícia da SOGESP guiará a discussão sobre o teste RT-PCR, sorologias, raio-x, tomografia computadorizada e ultrassonografia no contexto atual.

“Como os testes moleculares para COVID-19 tiveram muitas restrições pela dificuldade de compra de insumos, a sorologia, por exemplo, surge como uma alternativa. Entretanto, deve ser usada em condições que realmente possam contribuir, com suas qualidades e limitações”, explica dr. Celso Francisco Granato, professor adjunto da Disciplina de Infectologia da Escola Paulista de Medicina (EPM) e diretor clínico do Grupo Fleury.

No que diz respeito às técnicas de raio-x, tomografia computadorizada e ultrassonografia, quem esclarece é o dr. Rodrigo Caruso Chate, Coordenador Médico do Grupo de Radiologia Torácica no Hospital Israelita Albert Einstein. “Os exames de imagem têm desempenhado um papel importante em meio à pandemia, sendo uma ferramenta auxiliar bastante útil na avaliação do comprometimento pulmonar na doença. O destaque é a Tomografia Computadorizada (TC), que se mostrou bastante sensível na detecção de pneumonia relacionada à doença, além de ser um método seguro e útil na pesquisa de complicações e diagnósticos diferenciais”.

Já a dra. Renata Teodoro Nascimento, médica infectologista da Unidade Especial de Terapia de Doenças Infecciosas do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (FMRP), responsável pela apresentação sobre o RT-PCR, explica que o teste é essencial para confirmação de infecção aguda pela doença. Utilizando evidências da literatura, ela trará orientações aos participantes para o manejo dos casos e interpretação de resultados.

“Pelos enormes impactos na dinâmica dos serviços de saúde e do cotidiano da população em geral, os webinares da SOGESP são de extrema relevância, visto que somente com ciência e troca de conhecimento seremos capazes de oferecer o melhor no cuidado de nossos pacientes e assim diminuir o impacto da pandemia na vida das pessoas”, ressalta.

Data: 19 de maio
Horário: 20h
Disponível no canal do Youtube ou no Facebook da SOGESP

CLIQUE AQUI E ASSISTA

Próximos eventos
Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP