Logo SOGESP

Simpósio SOGESP de Residentes de Obstetrícia e Ginecologia

Notícias SOGESP

Aconteceu em 10 de novembro, na cidade de São Paulo, o primeiro módulo do Simpósio SOGESP de Residentes de Obstetrícia e Ginecologia.

Em uma enriquecedora maratona de conhecimento científico, cerca de 35 RMs tiveram a oportunidade de aprofundar a formação sobre aspectos relevantes à boa prática diária da especialidade e à qualificação do atendimento à mulher.

Todos os participantes foram habilitados para a etapa teórico-prática, que ocorrerá em 24 de novembro, no Hospital Pérola Byington, com hands-on.

O Simpósio teve a coordenação de André Malavasi, coordenador dos representantes credenciados da capital. Os trabalhos foram iniciados abordando a prematuridade, primeira causa de morte neonatal, com palestra do professor Roberto Eduardo Bittar, professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP.

Ele ateve-se em especial na prevenção, destacando, a princípio a necessidade do estabelecimento da idade gestacional, como parâmetro de atuação.

“A prevalência está aumentando no mundo inteiro. A última marca no Brasil, dados de 2013, do Ministério da Saúde, é de 11,7, equivalente a 300 mil nascimentos prematuros ao ano. Nosso País ocupa a décima posição em casos. Só existem três maneiras de diminuir isso: a primeira a prevenção primária, identificar e remover os fatores de risco, o que não é tão simples, do ponto de vista prático; depois a secundária, identificando, diagnosticando e corrigindo precocemente o risco, como em pacientes que têm histórico de partos prematuros; a terciária é no trabalho de parto”.

Rosiane Mattar, professora titular de Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UNIFESP, tratou do tema Manejo do Diabetes Gestacional.  Falou do esforço da SOGESP para que se tenha um protocolo único para todo o Brasil. “O índice aumentou de 7% para 17% em dez anos. Em 90% dos episódios somos nós, em nossa especialidade, os responsáveis por fazer o diagnóstico e dar a conduta adequada”.

Em seguida, Silvio Martinelli, da Clínica Obstétrica da Faculdade de Medicina da USP, fez exposição centrada na restrição de crescimento fetal, ponto de muita controvérsia na literatura. A audiência participou ativamente, levantando questões e solicitando esclarecimentos. “A restrição aumenta a possibilidade de óbito em até 20 vezes. É um ponto para o qual devemos dedicar enorme cuidado”.

Logo após entrou em cena o professor Marcelo Zugaib, da Faculdade de Medicina da USP e fundador da SOGESP, compartilhando sua experiência e conhecimento a respeito dos desafios na atenção à pré-eclâmpsia. Chamou particular atenção sobre o a essencialidade do questionamento e a capacidade crítica quanto às novidades que surgem constantemente em termos de “estudos científicos”.

Houve ainda aulas dos professores Zsuzsanna Katalin, José Maria Soares Junior, Márcia Cardial, Luís Carlos Sakamoto, Manoel Girão, Paulo Nicolau, Fernanda Spadotto e Júlio Elito Júnior.

José Maria, da USP, fez ampla revisão sobre ginecologia endócrina, apresentando os conceitos e tratamentos atuais. Zsuzsanna apresentou as atualidades e futuras tecnologias em contracepção, indicações e efeitos colaterais, enquanto Carlos Sakamoto ofereceu aos residentes informações de sistematização na abordagem das queixas mais comuns em consultório ginecológico.

Márcia Cardial mostrou as inovações, indicações e complicações do uso de laser genital. E Manoel Girão abordou os limites da atuação da uroginecologia, com ênfase nas indicações e complicações das técnicas cirúrgicas atuais.

Paulo Nicolau atualizou os residentes a respeito dos aspectos legais e comportamentais da judicialização da Ginecologia e Obstetrícia, ficando para Fernanda Spadotto aprofundar pontos da abordagem epidemiológica da mortalidade materna. Por fim, Júlio Elito debateu ética na especialidade, com ênfase na visão do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

Na avaliação do coordenador André Malavasi, o Simpósio foi de altíssimo nível e, agora, fica expectativa enorme, para o primeiro hands-on da SOGESP para residentes.

 

CLIQUE AQUI e veja as fotos do Curso Prático

 

Próximos eventos
Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP