Logo SOGESP

Segurança é prioridade: parceria entre SOGESP e ABRAMET rende fruto

São Paulo, 08 de novembro de 2023.

Segurança é prioridade: parceria entre SOGESP e ABRAMET rende fruto

A Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo e a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, comprometidas com a redução de lesões e mortes materno-fetais, uniram esforços para publicar diretrizes sobre segurança no trânsito durante a gestação e o puerpério.

O documento de dezessete páginas destaca os riscos e as consequências do envolvimento de mulheres grávidas em acidentes automobilísticos e ressalta a necessidade de informação, conscientização e orientação quanto ao uso adequado do cinto de segurança, considerando as particularidades da gravidez. Também são abordadas pelos especialistas em Ginecologia e Obstetrícia e em Medicina de Tráfego que se dedicaram à elaboração do material as influências de distúrbios do sono e medicamentos na segurança durante a direção.

Não é a primeira vez que a ABRAMET se junta a outras entidades médicas em prol de práticas mais seguras no trânsito. Em 2017, por exemplo, ao lado do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), lançou a campanha “Não dê carona ao sono”, com o objetivo de diminuir o número de acidentes causados pelos distúrbios do sono.

Fundada em 1980, a ABRAMET, entidade médica sem fins lucrativos, tem como missão promover melhorias na atuação dos profissionais na área de Medicina do Tráfego. A organização desenvolve ações educativas, estudos e pesquisas para prevenir acidentes ligados à mobilidade humana, além de colaborar com o poder público na aplicação de legislação adequada para garantir a segurança no trânsito e manter diretrizes de conduta incorporadas à Associação Médica Brasileira (AMB) e ao Conselho Federal de Medicina (CFM).

Essa união de esforços permite que as gestantes e novas mamães do estado sejam acolhidas, cuidadas e orientadas de maneira integral, não apenas em questões obstétricas, mas ainda naquelas relacionadas ao tráfego e à segurança viária, partes indissociáveis da vida contemporânea.

Confira as diretrizes em www.sogesp.com.br/noticias/seguranca-no-transito-durante-a-gravidez-e-puerperio/.

Próximos eventos
Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Online Instagram e YouTube

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP