Logo SOGESP

Saúde da Mulher em Primeiro Lugar

Notícias SOGESP

Saúde da Mulher em Primeiro Lugar

Março, o Mês Internacional da Mulher foi comemorado de forma especial na cidade de Taquaritinga, interior de São Paulo. Dia 13, ocorreram palestras gratuitas sobre cuidados com a saúde feminina e prevenção da obesidade. Os temas foram selecionados por meio de uma pesquisa com as mulheres da região e o público superou as expectativas dos organizadores, com a presença de mais de 300 pessoas.

A iniciativa é da Regional SOGESP de Ribeirão Preto em parceria com o Rotary Club, fornecedor de toda a estrutura necessária. O evento contou com palestrantes reconhecidos na área da saúde como o Prof. Conrado Milani Coutinho, ginecologista e obstetra médico assistente do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e de Ricardo Martins Borges, médico nutrólogo também da USP-RP.   

Com o intuito de passar informações relevantes e confiáveis sobre saúde feminina, o mutirão foi aberto para mulheres de todas as faixas etárias. Diversos assuntos foram abordados como os benefícios da atividade física, quais os exames necessários em cada fase da vida, alimentação, anticoncepção na adolescência, importância da vacinação, entre tantos outros.

O tópico que ganhou grande destaque foi a obesidade. A relevância do tema se relaciona com o aumento da doença no mundo todo. Rodrigo Alves Ferreira, professor da Universidade de São Carlos e representante credenciado da Regional SOGESP, acredita que esse problema é uma preocupação muito presente entre o público feminino por estar relacionado aos cuidados com o corpo.          

Dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgados em 2018 pelo Ministério da Saúde, apontam que cerca de 20% da população brasileira é obesa e mais de 50% têm sobrepeso. Entre os jovens, houve uma explosão no número de casos: de 2007 a 2017, os índices aumentaram em 110%.

Com foco no universo feminino, a situação é grave. Em 2015, um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) registrou que, proporcionalmente, a prevalência da obesidade é bem maior entre as mulheres do que nos homens. Na adolescência, eram, na ocasião, 24,4% versus 16,8%. A diferença aumenta, conforme avança a idade. Entre 55 e 64 anos, há 32,2% de obesas contra 23% deles.

Esse foi o primeiro evento realizado na cidade de Taquaritinga.  O representante da SOGESP da região, Prof. Dr. Rodrigo Alves Ferreira, é o idealizador do evento e ressalta que um dos pontos altos nas palestras foi a participação do público “Foi muito gratificante notar a atenção das pessoas presentes, inclusive participando com a realização de perguntas aos palestrantes.” A iniciativa também contou com a presença do Governador do Distrito 4540 do Rotary, Roberto Silas Funari, e do presidente do clube local, Maurício Macali.

CLIQUE AQUI e veja a cobertura fotográfica

 

Microsoft.CSharp.RuntimeBinder.RuntimeBinderException: 'Newtonsoft.Json.Linq.JValue' does not contain a definition for 'macroAlias'
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at System.Dynamic.UpdateDelegates.UpdateAndExecute1[T0,TRet](CallSite site, T0 arg0)
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_macro.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\macro.cshtml:line 0
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageCoreAsync(IRazorPage page, ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageAsync(IRazorPage page, ViewContext context, Boolean invokeViewStarts)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderAsync(ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.RenderPartialCoreAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData, TextWriter writer)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.PartialAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData)
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_base.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\base.cshtml:line 11
Próximos eventos
Local : Centro Médico Hospital José de Melo - Rua José de Melo, 180 – Vila Dora – Santo André – SP

Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : APM Regional Presidente Prudente - R. Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 432 - Jardim Marupiara, Pres. Prudente - SP

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP