Logo SOGESP

Residentes de Obstetrícia e Ginecologia aprendem na prática em simpósio da SOGESP

Notícias SOGESP

São Paulo, 10 de outubro de 2022.

Acontece em 15 de outubro de 2022, as etapas teórica e prática do Simpósio de Residentes de Obstetrícia e Ginecologia da SOGESP. A partir das 8h, o Hotel Transamerica Berrini, em São Paulo, vai sediar o treinamento dos jovens médicos. Com supervisão de professores renomados, os alunos em formação terão a oportunidade de assistir conteúdos relacionados à especialidade e, logo após, acesso às aulas práticas, que englobam temas como DIU pós-parto, LASER em patologia no trato genital inferior (PTGI), contraceptivos reversíveis de longa ação (LARC), entre outros procedimentos.

Nas aulas teóricas, haverá dois módulos: um específico de ginecologia, outro voltado para obstetrícia. Em ambos, a abordagem escolhida visa assuntos muito procurados no mercado em questão. Atualizações em LARC’s, recomendações para o uso de diferentes energias em PTGI, abordagem à saúde integral e terapia de reposição hormonal, e atendimento à população trans, são os temas contemplados na parte de teoria referente à ginecologia. Neles, é possível compreender a relação direta entre o conteúdo pensado para apreender os conceitos e, em seguida, evidenciar a prática.

Além disso, no que tange o segundo módulo, em obstetrícia, será abordado as atualizações em pré-eclâmpsia e síndromes hipertensivas na gestação, conduta imediata na lesão obstétrica, manejo de diabetes na gestação e manejo de restrição do crescimento fetal.

O evento já é um sucesso, uma vez que as vagas estão esgotadas atualmente. Porém, para os interessados em expandir os olhares para a especialização em Ginecologia e Obstetrícia, e aliar, em um único dia, conhecimento teórico e prático, há a possibilidade da lista de espera, que está disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe6Cu81YULzE8DxkplDCyVw_VzJoXXvxxR8b38tE3rL5EURBg/viewform .

O Dr. Alexandre Nozaki, coordenador da Comissão de Residência da SOGESP, explica a superlotação: “Iniciamos a divulgação e as inscrições no último congresso, realizado em agosto deste ano, e as vagas esgotaram-se rapidamente. Isso mostra todo interesse do residente em conhecimento, treinamento e capacitação. Devido à grande procura, optamos pela lista de espera, para que diante de algum imprevisto por parte dos inscritos possamos possibilitar a participação do máximo de residentes possível”.

Ainda, destaca o diferencial do Simpósio: “A simulação realística na parte prática favorece a capacitação do residente, já que possibilita um ambiente bem próximo à sua rotina, aperfeiçoando a habilidade e segurança nos procedimentos”.

Ele continua: “A finalidade é trazer conhecimento, informação de qualidade e prática clínica, além de demonstrar todo engajamento da SOGESP no aprimoramento e formação do médico residente em GO. Utilizaremos a metodologia praticada nos congressos, com destaque para os temas mais relevantes do dia a dia”.

Os professores e especialistas que serão responsáveis pelo andamento do evento foram selecionados com o objetivo de oferecer a melhor experiência aos participantes. “A SOGESP tem como uma das bases fundadoras manter a expertise, o desenvolvimento técnico e científico, e, por isso, para o Simpósio convidamos profissionais renomados da ginecologia e obstetrícia, grandes especialistas em cada área de atuação”, garante Vitor Henrique de Oliveira, vice-coordenador da Comissão de Residência da SOGESP.

Sobre a importância do evento, o Dr. Vitor afirma: “Tem muitos alunos que não vivenciaram alguns dos treinamentos que vamos abordar, durante a residência médica. No Simpósio, vamos ter horas de prática sob supervisão, além da utilização de metodologia ativa, que faz com que os alunos se envolvam. Há uma atualização técnico científico na área, e além de alguns temas serem bem inovadores”.

Vale destacar que só poderão seguir para as aulas práticas quem concluir a etapa teórica, no período da manhã.

 

Data: 15 de outubro
Horário: 8h00
Local: Hotel Transamerica Berrini
Rua: Quintana, 1012 - Brooklin Novo, São Paulo - SP

Contato:
SOGESP São Paulo - Andrea Husti
E-mail: [email protected]
WhatsApp: 11 96905-6007

 

Próximos eventos
Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP