Logo SOGESP

Projeto Jovem Especialista SOGESP

Notícias SOGESP

São Paulo, 28 de fevereiro de 2023.

Iniciativa visa abrir as portas da carreira aos mais jovens e compartilhar conhecimentos de especialistas já consolidados

A vida de quem está na residência médica ou acaba de sair dela não é fácil. São inúmeros os desafios da carreira que ainda começa a ser melhor compreendida e desbravada. Com o objetivo de abrir portas e oferecer suporte àqueles  que começam a construir um trajetória na Ginecologia e Obstetrícia, a SOGESP vem desenvolvendo o projeto Jovem Especialista.
“Construir um consultório há quarenta anos era muito diferente. Hoje é tudo mais caro e há desafios como a dificuldade de captação de pacientes, a concorrência acirrada, a comparação entre o tempo de formação de cada um”, pondera o dr. Vitor Henrique de Oliveira (também conhecido como Vitor Maga), um dos médicos responsáveis pela iniciativa.

Ele pontua que o projeto Jovem Especialista foi estruturado para aproximar os jovens profissionais do estado de São Paulo, sejam residentes ou recém-formados, da SOGESP. A ideia é estreitar a comunicação, estruturando canais 100% abertos às demandas da nova geração.

Em busca de olhares arejados, a iniciativa nasceu de um diagnóstico da Comissão de Residência, coordenada pelo dr. Alexandre Massao Nozaki e vice-coordenada por Maga). Foi realizada pesquisa para colher a percepção dos residentes sobre a SOGESP e como consideravam que a Associação poderia contribuir no desenvolvimento da carreira. Daí, vieram sugestões diversas, entre as quais os debates franqueados em plataformas tecnológicas.

Lives

As lives no Instagram são uma das principais ações do Jovem Especialista — outras estão ainda em fase de aprovação. Os convidados serão especialistas da Ginecologia e da Obstetrícia paulista com carreira sólida, não necessariamente acadêmica. O primeiro encontro já tem tema e data marcada: o debate sobre “Os desafios do consultório GO para 2023", ocorrerá em 7 de março, às 19h, com a dra. Maria Rita Mesquista, 1ª secretária da SOGESP, membro da Associação Médica Brasileira e da Associação Paulista de Medicina.

Humanização

Maga destaca que a SOGESP não quer ser lembrada como um logo, algo cheio de dureza institucional, mas sim como um grupo formado por pessoas com sonhos, atribulações, que trabalha como representante de todos os GOs de São Paulo e por qualidade em saúde para a mulher.

“Queremos que os novatos se aproximem, escutem a fala de um profissional com mais experiência e se identifiquem com sua história. A dra. Maria Rita, por exemplo, começou a carreira do zero, sem qualquer rede de relacionamentos. Ela fez pesquisas, se envolveu com a sociedade acadêmica, criou uma rede própria. É esta a ideia: que médicos já bem estabelecidos contem quais foram seus percalços, suas estratégias, para que os mais novos possam se espelhar; que essas duas pontas se comuniquem.”

Ela pondera ainda que é cada vez mais clara a importância da comunicação clínica no estabelecimento de uma carreira para os jovens médicos.
“Essa também é uma ferramenta. Quando aprendemos a desenvolvê-la, quando escutamos verdadeiramente, com empatia, humanidade, conseguimos conhecer nossos pacientes e desenvolver o melhor tratamento possível. Não adianta dizer a uma paciente: beba água. Isso é óbvio. Preciso falar sobre como beber água. É interessante perguntar a essa paciente onde está sua garrafa. Se ela não tem, posso recomendar que se habitue a andar sempre com uma. Parece bobo, mas não é. Preciso conhecer, me comunicar bem com quem atendo. Isso serve para sexualidade, para atividade física, para alimentação”.

Seja pensando em atendimento ou na construção da carreira, Maga frisa que comunicação e organização são palavras-chave.

 

Próximos eventos
Local : Faculdade de Medicina do ABC: Av. Lauro Gomes 2000 - Vila Sacadura Cabral -Santo André -SP Prédio CEPES - Auditório David Uip

Local : Hotel Transamerica Berrini - Rua: Quintana, 1012 - Brooklin Novo, São Paulo - SP, 04569-903

Local : Hotel Dan Inn Franca & Convenções, Rua Alfredo Tosi, n° 1088, Núcleo Agrícola Alpha, Franca -SP - CEP 14403-180

Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : APM Regional Presidente Prudente - R. Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 432 - Jardim Marupiara, Pres. Prudente - SP