Logo SOGESP

Programação do 30º Congresso SOGESP 2025 reúne avanços e desafios na Obstetrícia

São Paulo, 18 de agosto de 2025

De 21 a 23 de agosto, ginecologistas estarão reunidos em São Paulo em intensa programação com foco no aprimoramento profissional e cuidado integral à saúde da mulher

O próximo 30º Congresso SOGESP 2025, de 21 a 23 de agosto, em São Paulo, reunirá especialistas de todo o país para debater questões essenciais da Obstetrícia, trazendo atualizações científicas e práticas sobre o cuidado à gestante.

Entre os destaques, estarão discussões sobre diabetes e obesidade na gravidez, condições cada vez mais prevalentes, que aumentam o risco de complicações, exigindo diagnóstico precoce e manejo especializado. A morte materna, uma realidade com altos índices no Brasil, será abordada com foco nas principais causas e estratégias de prevenção. A prematuridade também terá espaço, com a apresentação de evidências e medidas eficazes para reduzir a incidência e melhorar o prognóstico dos recém-nascidos.

Segundo a Dra. Carla Muniz Pinto de Carvalho, Assistente Mestre da PUC Sorocaba, coordenadora das Ligas Acadêmicas e Diretora de Valorização Profissional da SOGESP, estes temas fazem parte do dia a dia do Obstetra. Muitos deles, inclusive, estão relacionados às principais causas de mortalidade infantil no Brasil e no mundo.

“No caso da prematuridade, por exemplo, é possível agir, especialmente por meio de um pré-natal individualizado e adequado. Por isso, o assunto será debatido em diferentes momentos do evento, já que prevenir o parto prematuro é também reduzir a mortalidade infantil”.

É fundamental que o médico especialista saiba conduzir o pré-natal de pacientes com risco para prematuridade, conhecendo fatores de risco e exames para rastreamento, como a avaliação do colo uterino, que é um dos principais indicadores, por meio de ultrassom realizado entre o 3º e 4º mês de gestação, explica a Dra. Carla.

“Isso permite definir condutas, como intervenções para inibir o parto prematuro ou amadurecer o pulmão do bebê. Até mesmo a forma de conduzir o parto do prematuro é tema de discussão, variando conforme peso e posição fetal”.

Outro ponto central do evento será a importância dos cuidados diferenciados no pré-natal, com personalização do acompanhamento conforme o perfil clínico, social e emocional de cada gestante.

A Dra. Carla destaca outros pontos importantes que farão parte da programação do 30º Congresso SOGESP 2025.

“Teremos no congresso também alguns aspectos pouco explorados em congressos, como as malformações uterinas e sua relação com o risco de parto prematuro, casos de colo curto, seja por condição congênita, cirurgia prévia ou tratamento de câncer, e estratégias para prevenção. Outro ponto relevante será a influência da nutrição e da atividade física em gestantes com risco de prematuridade, debatendo quais exercícios são indicados ou devem ser evitados, assim como o impacto do clima e da poluição nesse cenário, tema que promete gerar grande interesse”.

Mais do que um encontro científico, o congresso será um espaço de atualização, troca de experiências e fortalecimento de práticas baseadas em evidências, com o objetivo de promover um cuidado integral e humanizado à saúde materno-infantil.

 

Gestação tardia e Reprodução assistida 

O 30º Congresso SOGESP 2025 terá espaço reservado para temas que envolvem a gestação tardia, incluindo a reprodução assistida, com reflexões sobre os avanços tecnológicos, riscos associados e as melhores práticas para garantir uma gestação saudável em idades mais avançadas.

Segundo o Dr. Eduardo Motta, Professor Adjunto de Ginecologia da UNIFESP e especialista em Reprodução Assistida, a ideia é abordar a atual tendência das mulheres cada vez mais engravidarem ou planejarem sua gravidez para mais tarde.

“Com esta nova realidade, as mulheres naturalmente enfrentam maior dificuldade para obter a gravidez por conta do tempo decorrido. Assim, existem alguns riscos, como, por exemplo, um aumento de casos de síndrome de Down e abortos por erros cromossômicos. As comorbidades também estão mais presentes à medida que o tempo passa, como hipertensão, diabetes, entre outras”.

No caso da reprodução assistida, explica o Dr. Eduardo, serão discutidos os riscos envolvidos nos processos disponíveis atualmente e na importância de os profissionais informarem as famílias envolvidas nos processos sobre o fato de que a ciência não é capaz de resolver todo o problema do envelhecimento.

“Embora a ciência tenha conseguido muitos avanços, ela não é capaz de impedir a perda natural da qualidade das células, principalmente do óvulo”. 

 

Mais sobre o 30º Congresso SOGESP 2025

Entre os dias 21 e 23 de agosto, 30º Congresso SOGESP 2025 será realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, reunindo os maiores especialistas da área em uma programação científica robusta e atualizada. São esperadas cerca de 7 mil pessoas no evento, que terá uma programação com foco no aprimoramento profissional e no cuidado integral da mulher.

A cerimônia de abertura acontece no dia 21 de agosto, às 17h50, na Sala Avenida Paulista, seguida de coquetel especial para os congressistas, na Praça de Alimentação do evento. O encerramento acontecerá em 23 de agosto, também na Sala Avenida Paulista, com premiações aos melhores trabalhos científicos.

“Além de palestras, fóruns, sessões interativas e debates com especialistas renomados, o 30º Congresso SOGESP 2025 traz uma ampla oferta de cursos práticos em ginecologia, obstetrícia e práticas combinadas (G&O)”, adianta a Dra. Maria Rita de Souza Mesquita, presidente da SOGESP.

As atividades ocorrerão durante os três dias de evento, voltadas ao aprofundamento de técnicas clínicas e cirúrgicas e abertas por ordem de chegada, respeitando a capacidade das salas.

 

Fórum das Ligas Acadêmicas

O tema prematuridade também será abordado no Fórum das Ligas Acadêmicas da SOGESP, um espaço voltado para estudantes de medicina interessados em seguir carreira em Ginecologia e Obstetrícia. Esse fórum especial, realizado aos sábados desde 2018, é coordenado pela Dra. Carla, ao lado da Dra. Tarsila Gasparotto Nogueira, Preceptora de GO da Faculdade de Medicina da USP, e reúne acadêmicos de diversas instituições.

Este ano, a discussão ocorrerá dentro de uma sessão interativa, na qual será utilizado o aplicativo Socrative, com o qual os participantes responderão, em tempo real, a perguntas sobre um caso clínico de prematuridade.

“Serão questões de múltipla escolha e, a cada resposta, os motivos pelos quais a alternativa correta se sobressai em relação às demais serão discutidos, promovendo um aprendizado dinâmico e participativo”, explica a Dra. Carla.

Para enriquecer o debate, foram convidados renomados professores e pesquisadores especializados em prematuridade, vindos de instituições como USP, Unifesp e PUC Sorocaba, que comporão a banca responsável por analisar e comentar cada caso, trazendo atualizações e insights fundamentais para a formação dos futuros especialistas.

Esta atividade encerrará o congresso no sábado, às 12h, reforçando, junto aos estudantes, a importância desse tema tão crucial para a Ginecologia e Obstetrícia.

 

Competição e Prêmios 

Uma das novidades que promete agitar a programação do Congresso é o FebraQuiz SOGESP, uma sessão interativa e dinâmica que promoverá aprendizado, revisão de conteúdos e integração entre os participantes médicos-residentes (R1 a R3) e acadêmicos de medicina de qualquer ano da graduação, revela a Dra. Rosiane Mattar, diretora científica da SOGESP.

“O jogo testará conhecimentos em Ginecologia e Obstetrícia com base nas publicações e diretrizes mais recentes, dividindo os participantes em equipes”.

Após a estreia da competição, na última edição do Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, no Rio de Janeiro, as federadas iniciarão as suas etapas nacionais. Os vencedores das etapas de cada uma das federadas da Febrasgo se enfrentarão em uma grande final, no próximo congresso brasileiro, em Belo Horizonte (MG), em 2026.

Por fim, a 30ª edição do Congresso premiará os 10 melhores trabalhos originais inscritos, sendo cinco de obstetrícia e cinco de ginecologia, além das duas melhores iniciações de pesquisa científica, uma de obstetrícia e uma de ginecologia. As premiações serão realizadas junto à cerimônia de encerramento do Congresso, em 23 de agosto.

 

SERVIÇO 

30º Congresso SOGESP 2025
Datas: 21 a 23 de agosto de 2025
Local: Transamerica Expo Center
Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro, São Paulo – SP
Horários: Quinta-feira (21), das 8h às 18h30; sexta-feira (22), das 8h às 18h30; sábado (23), das 8h às 12h20
Mais informações: https://www.sogesp.com.br/congressos/30-congresso-sogesp-2025/

 

 

 

Próximos eventos
Local : SMCC - R. Dr. Delfino Cintra, 63 - Centro, Campinas - SP

Local : Hotel Golden Tulip São José dos Campos Av. São João, 2200 - Jardim das Colinas, São José dos Campos - SP

Local : Faculdade de Medicina do ABC Av. Lauro Gomes, 2000 - Prédio Central Vila Sacadura Cabral Santo André – SP

Local : Novotel Sorocaba - Avenida Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP