Logo SOGESP

Programa de Educação Presencial da SOGESP Sorocaba abordará hipertensão

Notícias SOGESP

São Paulo, 4 de maio de 2023 


No dia 17 de junho, sábado, a SOGESP Sorocaba promoverá mais uma edição do Programa de Educação Presencial (PEP) no Sorocaba Park Hotel by Atlantica. Desta vez, hipertensão será o tema do evento, que contará com três mesas redondas e uma instigante sessão interativa de casos clínicos.

Às 8h30 terá início a mesa A, tratando de síndromes hipertensivas e mortalidade materna no Brasil, classificação atual das síndromes hipertensivas na gestação e hipertensão arterial crônica. A mesa B, às 10h30, abordará pré-eclâmpsia: aspectos preventivos e preditivos, suspeita clínica e diagnóstico, e seguimento após diagnóstico. Já a mesa C, às 13h, será atravessada por temas como emergências hipertensivas e outras complicações, síndrome HELLP e eclâmpsia, e puerpério da paciente com hipertensão. A sessão interativa de casos clínicos acontecerá logo depois, às 15h.

“Infelizmente”, lamenta Renato José Bauer, presidente da regional Sorocaba, “as mortes obstétricas na nossa região e em todo o país decorrem, na maior parte das vezes, das síndromes hipertensivas na gestação”. Segundo o dr. Renato, o cenário poderia ser diferente, uma vez que há como evitar muitos desses óbitos – com profilaxia, tratamento, acompanhamento adequado.

“O tema foi escolhido com o intuito reforçar os protocolos de atendimento. Recomendamos que todos os profissionais que manejam essas gestantes, não só os obstetras, compareçam ao encontro e se atualizem. Com o esforço devido, é possível reduzir a mortalidade materna aqui”, completa.

Conduzirão as palestras e discussões os médicos Henri Korkes, professor da disciplina de Obstetrícia do Departamento de Reprodução Humana e Infância da PUC-SP, e coordenador da área obstétrica da instituição; Francisco Lázaro Pereira de Sousa, professor adjunto do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas de Santos e membro da Comissão Nacional Especializada em Hipertensão na Gestação da FEBRASGO; e José Carlos Peraçoli, professor titular de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP e membro da Rede Brasileira de Estudos Sobre Hipertensão na Gravidez (RBEHG).

Médicos e residentes associados têm entrada gratuita. A tabela de valores para os não associados e os acadêmicos de Medicina, bem como a programação completa, podem ser consultadas em https://www.sogesp.com.br/eventos-sogesp/eventos-regionais/pep-sogesp-hipertensao-regional-sorocaba-170623/.

Em caso de dúvidas, é possível falar com a regional pelo e-mail [email protected] ou contatar Gabriela Charlois pelo número (15) 99166-7099. Interessados devem se inscrever através do link https://www.sogesp.com.br/eventos-sogesp/inscreva-se-nos-eventos-disponiveis/. Atenção: as vagas são limitadas!

PEP SOGESP Hipertensão – Regional Sorocaba
Quando: 17 de junho, das 8h às 17h30
Onde:  Sorocaba Park Hotel by Atlantica
Avenida Prof. Joaquim Silva, 205, Alto da Boa Vista – Sorocaba/SP

 

Próximos eventos
Local : Instagram SOGESP

Local : Santa Casa Misericórdia de Avaré Rua Paraíba, 1003 - Centro, Avaré - SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP

Local : Laboratório SABIN - Rua Francisco Paes, 165 - Centro - São José dos Campos/SP