Telefone:  (11)  3884-7100        [email protected]
Logo SOGESP

Outubro Rosa tem debate especial em Campinas

Atualização Médica

São Paulo, 22 de outubro de 2020

Outubro Rosa tem debate especial em Campinas

A Regional Campinas da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) promove, em 28 de outubro, live especial com casos clínicos de câncer de mama, para atualização e capacitação continuada dos especialistas em tocoginecologia. Os trabalhos terão a coordenação do dr. Carlos Tadayuki Oshikata, professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e mestre e doutor em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Entre os cânceres, o de mama é o que mais atinge mulheres no Brasil, chegando a 66.280 novos casos em 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Contudo, se descoberto precocemente, tem altos índices de cura. No Outubro Rosa, por meio de campanhas e outras ações de orientação, é incentivada a conscientização e prevenção.

Dois casos clínicos serão abordados na live: um em estágio inicial, outro, um quadro mais avançado. Médicos especialistas e residentes terão a oportunidade de compartilhar experiências da prática diária, conflitar opiniões e pontos de vistas, passando pelo diagnóstico, tratamento, novas terapias etc.

“O diagnóstico do câncer pelo ginecologista geral e a prevenção primária e secundária da doença são questões centrais a serem tratadas. A relevância do assunto, principalmente no Outubro Rosa e em razão da alta incidência, faz da questão absolutamente pertinente para o médico da especialidade”, comenta dr. Carlos.

A live da SOGESP Campinas terá como convidados os drs. Francisco Eduardo Prota, professor adjunto de Ginecologia da PUC-Campinas; Daniel de Araujo Brito Buttros, da Universidade Estadual Paulista (UNESP); Gustavo Antonio de Souza, professor do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp; Júlio César Narciso Gomes, professor titular da PUC-Campinas; e Renato Zocchio Torresan, doutor em Tocoginecologia pela Unicamp.

Agende-se: 28 de outubro, às 20h.