Logo SOGESP

Novidades no parto prematuro serão apresentadas em Campinas, durante Jornada da SOGESP (1)

Notícias SOGESP

Novidades no parto prematuro serão apresentadas em Campinas, durante Jornada da SOGESP 

Com custos e riscos elevados, prematuridade tem incidência cada vez mais alta em países como o Brasil

Durante o mês de maio, o Centro de Convenções Expo D. Pedro, em Campinas, receberá a 12ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas e Região. Realizado pela SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), o evento está marcado para os dias 23 e 24 e traz, em seu programa, temas de constante presença na prática do médico GO.

Entre as muitas aulas, palestras e debates, dr. Ricardo Porto Tedesco, mestre e doutor em Tocoginecologia pela UNICAMP, estará coordenando a mesa sobre prematuridade, que acontece na quinta-feira, 23, no período da manhã.

Ricardo, que também é professor adjunto da disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, explica que recém-nascidos são considerados prematuros quando nascem depois da 22ª semana de gestação e antes da 37ª. Por ter uma incidência alta, riscos elevados e custos relevantes, a prematuridade é um assunto especial dentro da atividade obstétrica, merecendo um módulo exclusivo durante a Jornada.

“Há de se levar em conta as consequências que uma experiência dessas traz tanto para o bebê quanto para a mãe. Geralmente, crianças que nasceram prematuras têm o desenvolvimento mais lento e podem ter deficiências auditiva e visual. Além disso, elas têm mais chances de desenvolver complicações pulmonares. Para a mulher, a maior sequela é o trauma emocional e psicológico, que podem impactar sua saúde reprodutiva”, esclarece dr. Ricardo.

Atualmente, segundo o ginecologista, é possível prever, em alguns casos, quais mães têm mais chance de dar a luz antes do tempo ideal: “Por volta das 22 semanas de gestação, realizamos uma avaliação de comprimento cervical. Nela, através de um ultrassom intravaginal, medimos o tamanho do colo do útero. Essa medida tem relação com maior ou menor incidência de prematuridade. Tendo essa informação, o médico pode trabalhar em medidas preventivas para evitar o parto prematuro”.

Durante a mesa sobre o tema, serão apresentados e discutidos assuntos como fatores de risco, rastreamento no pré-natal, novidades em tocólise, cerclagem de urgência e pessário e assistência ao parto pré-termo.

As inscrições para a XII Jornada de Obstetrícia e Ginecologia de Campinas e Região ainda estão abertas e são feitas através do site da SOGESP, na aba “Eventos” 

 

Microsoft.CSharp.RuntimeBinder.RuntimeBinderException: 'Newtonsoft.Json.Linq.JValue' does not contain a definition for 'macroAlias'
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at System.Dynamic.UpdateDelegates.UpdateAndExecute1[T0,TRet](CallSite site, T0 arg0)
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_macro.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\macro.cshtml:line 0
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageCoreAsync(IRazorPage page, ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageAsync(IRazorPage page, ViewContext context, Boolean invokeViewStarts)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderAsync(ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.RenderPartialCoreAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData, TextWriter writer)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.PartialAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData)
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_base.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\base.cshtml:line 11
Próximos eventos
Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP