Logo SOGESP

Medicina no exterior é pauta de live da SOGESP

Notícias SOGESP

São Paulo, 15 de maio de 2023 

No dia 16 de maio, terça-feira, a partir das 18h, mais uma live movimentará o Instagram da SOGESP (@sogesp.sp). O Projeto Jovem Especialista, voltado para os profissionais que começam agora a construir sua carreira, trará Nucelio Luiz de Barros Moreira Lemos, professor titular do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto, no Canadá, para debater o tema “Ginecologia no exterior: como atuar como especialista em outro país?”.

Nucelio se formou pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 2003. Lá ainda cursou a residência, de 2004 a 2006, e concluiu o doutorado em 2008. Sua trajetória, repleta de conquistas, como a fundação do Setor de Neurodisfunção Pélvica do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina na UNIFESP em 2011 e do Instituto de Cuidados, Reabilitação e Assistência em Neuropelveologia e Ginecologia (Increasing) em 2016, fez com que fosse recrutado pela Universidade de Toronto. Hoje, divide sua atenção entre o Canadá e o Brasil, e tem muito a compartilhar sobre medicina internacional.

Receberão o convidado o coordenador da Comissão de Residência da SOGESP, Alexandre Massado Nozaki, e o vice-coordenador, Vitor Henrique de Oliveira. Alexandre também coordena a Residência Médica de Obstetrícia do Hospital Maternidade Interlagos e o Planejamento Familiar do Ambulatório do Hospital Maternidade Interlagos; Vitor também atua como preceptor do Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC.

“Muitas vezes”, comenta Alexandre, “quem acaba de se formar tem interesse em ir para o exterior, seja a estudo ou trabalho. É comum pensar em um fellow ou em uma especialização para complementar a bagagem da residência. Afinal, as pesquisas mais recentes e que são referência quase sempre vêm da América do Norte ou da Europa. A internacionalização pode contribuir com a formação do jovem profissional, trazendo mais conhecimento e expertise para a atuação na subespecialidade desejada.”

Concluir a residência é uma grande conquista – no entanto, por ser um momento de transição, é comum que surjam algumas dificuldades. Nesse ínterim, o Projeto Jovem especialista foi desenvolvido para ajudar e orientar os médicos, tanto os que pretendem focar na carreira acadêmica quanto os que querem iniciar sua atuação em consultórios e hospitais. Através de ações como as lives, Alexandre avalia que a SOGESP tem estabelecido canais cada vez mais abertos às demandas da nova geração.

Não perca a oportunidade, participe!

Ginecologia no exterior: como atuar como especialista em outro país?
Quando: 16 de maio, a partir das 18h
Onde:  Instagram da SOGESP (@sogesp.sp)

 

Próximos eventos
Local : Instagram SOGESP

Local : Santa Casa Misericórdia de Avaré Rua Paraíba, 1003 - Centro, Avaré - SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP

Local : Laboratório SABIN - Rua Francisco Paes, 165 - Centro - São José dos Campos/SP