Logo SOGESP

Live SOGESP discute qualidade de vida da mulher no climatério

Notícias SOGESP

São Paulo, 29 de julho de 2020

Live SOGESP discute qualidade de vida da mulher no climatério

O climatério é o período de transição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva da mulher. Essa mudança tem impactos diretos na saúde e na qualidade de vida feminina, pois é o momento em que se desenvolvem muitas comorbidades. Por isso, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) convida todos os tocoginecologistas ao Webinar Climatério de 02 de julho, às 20h.

As fases, os sintomas, a relação com outras doenças e, principalmente, os riscos e benefícios dos tratamentos disponíveis serão os principais assuntos abordados na discussão. De acordo com o palestrante Rodolfo Strufaldi, professor assistente na disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), o tema vem sendo foco de contradições nos últimos 15 anos. Tanto médicos quanto pacientes não se sentiram confortáveis em manter a prescrição da terapêutica hormonal, medicação de melhor evidência comprovada na segurança e eficiência no tratamento das manifestações climatéricas.

“Vamos esclarecer muitos aspectos. A sobrevida da população está aumentando e mais mulheres vão entrar na pós-menopausa. É importante discutirmos o que e como os tocoginecologistas devem se comportar nessa fase da vida feminina”, destaca.

O dr. Luiz Francisco Baccaro, palestrante e professor livre-docente do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM/UNICAMP), ressalta a necessidade de promoção da saúde das mulheres nessa transição. “É muito importante que o especialista esteja a par das novidades para saber como conduzir e tratar as pacientes a fim de melhorar a qualidade de vida”, pontua.

Para ele, o Webinar é uma excelente forma de garantir essa atualização científica. Em tempos de isolamento social, a ferramenta é uma maneira de manter a troca de conhecimentos e experiências entre os médicos. Outro especialista presente será o dr. Luiz Carlos Sakamoto, médico assistente do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Hospital Pérola Byington) de São Paulo. Após o debate, o público terá a chance de realizar suas perguntas através do chat online.

Hoje, a mulher vive 40% da vida no período pós-menopausa. Nessa faixa etária, o tocoginecologista, que muitas vezes já a atende desde a adolescência, busca dar seguimento ao acompanhamento da melhor forma possível.

Data: 02 de julho de 2020
Horário: 20h
Acesse aqui

Microsoft.CSharp.RuntimeBinder.RuntimeBinderException: 'Newtonsoft.Json.Linq.JValue' does not contain a definition for 'macroAlias'
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at System.Dynamic.UpdateDelegates.UpdateAndExecute1[T0,TRet](CallSite site, T0 arg0)
   at CallSite.Target(Closure , CallSite , Object )
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_macro.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\macro.cshtml:line 0
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageCoreAsync(IRazorPage page, ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderPageAsync(IRazorPage page, ViewContext context, Boolean invokeViewStarts)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.Razor.RazorView.RenderAsync(ViewContext context)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.RenderPartialCoreAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData, TextWriter writer)
   at Microsoft.AspNetCore.Mvc.ViewFeatures.HtmlHelper.PartialAsync(String partialViewName, Object model, ViewDataDictionary viewData)
   at AspNetCore.Views_Partials_grid_editors_base.ExecuteAsync() in C:\Domains\sogesp.com.br\www\Views\Partials\grid\editors\base.cshtml:line 11
Próximos eventos
Local : UNOESTE Avenida Antônio de Almeida Pacheco, 2945 - 2º - Zona Industrial, Jaú - SP

Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP