Telefone:  (11)  3884-7100    •    [email protected]
Logo SOGESP

I Simpósio Prático de Residentes de Obstetrícia e Ginecologia

Notícias SOGESP

SOGESP investe na formação de residentes

Aconteceu em 24 de novembro a etapa prática do I Simpósio da SOGESP de Residentes de Obstetrícia e Ginecologia. O Hospital Pérola Byington sediou o treinamento dos jovens médicos. Monitorados por professores de renome, 27 tocoginecologistas em formação assistiam gratuitamente dezenas de pacientes, para implantação de DIUs, histeroscopias, detecção de câncer de mama, entre outros procedimentos.

A maratona do bem começou por volta de 6h, quando as pacientes, já cadastradas para o atendimento, foram recepcionadas pela equipe do Pérola, recebendo as boas vindas do diretor do hospital, Luiz Henrique Gebrim, e por especialistas da SOGESP. Elas foram organizadas em grupos de acordo com os procedimentos a que se submeteriam.

Entre os procedimentos realizados, 25 mulheres tiveram implantado o Mirena, contraceptivo três vezes mais eficaz que a laqueadura e que protege da endometriose, segundo o dr. André Malavasi, coordenador geral da Comissão de Residentes SOGESP.

Ainda foram colocados oito DIUs de cobre, realizados 30 implantes subcutâneos e 28 pacientes passaram por histeroscopias (exame para diagnóstico de câncer). Outras oito se submeteram a biópsia de mama, 38 fizeram ultrassom intravaginal para avaliar a posição do DIU e quatro realizaram capturas de óvulos para reprodução humana.

Todos os procedimentos foram feitos pelos próprios residentes, conforme pontua Malavasi. “É muito importante deixar claro que eles não foram só acompanhar, colocaram a mão na massa mesmo”.

As intervenções ocorreram em seis estações altamente preparadas para atender as mulheres. Em cada uma, os residentes eram supervisionados por uma equipe clínica de alto nível. Houve rodízio para que todos pudessem realizar os deferentes procedimentos.

A equipe de professores foi composta por Luciano Gibran, Salime Sayuri Yoshida, Mario Cavagna Neto, Nilka Donadio, Maria Eugênia Simões Onofre de Santi, Alexandre Massao Nozaki, Luis Carlos Sakamoto, Priscila de Paulo Giacon, Alessandra Giovanini Malavasi Longo de Oliveira, Ana Carolina Gandolpho, Lucas Daniel Pereira Lopes e Felipe Andreotta Cavagna. Uma seleção da ginecologia e obstetrícia.

O objetivo do curso é complementar formação do residente, em especial no campo prático. “A gente entende que a SOGESP tem a missão de uniformizar e homogeneizar as condutas práticas. Assim, torna-se real a possibilidade de nivelar a qualidade no procedimento cirúrgico”, diz Malavasi.

Ele afirma também que o retorno positivo dos residentes foi 100% positivo. Tanto que a SOGESP já programou outros cursos como esse para o próximo ano.

As pacientes igualmente ficaram satisfeitas com o atendimento rápido e eficaz.

“Elas fizeram o procedimento, receberam orientação e já foram reagendadas para um retorno com a gente”, finaliza.

Como o sucesso de uma iniciativa desse porte é resultado dos esforços de todos, a SOGESP aproveita para agradecer ao apoio da Bayer, que forneceu os Mirenas, a MSD que doou implantes e a DKT cedeu os DIUs de cobre.

 

Veja as fotos CLIQUE AQUI