Telefone:  (11)  3884-7100    •    contato@sogesp.com.br
Logo SOGESP

Ginecologistas e obstetras de Santos iniciam cruzada para reduzir mortalidade materna

Notícias SOGESP

Ginecologistas e obstetras de Santos iniciam cruzada para reduzir mortalidade materna

Os altos índices de mortalidade materna na Baixada Santista preocupam qualquer especialista da área. Aliás, os dados são alarmantes em todo o Brasil. A taxa nacional passou de 62 óbitos por 100 mil nascimentos em 2015, para 64,4 em 2016. Para melhor comparação, países desenvolvidos como o Japão, apresentam apenas seis mortes para cada 100 mil nascidos vivos.

A meta da ONU ao Brasil era que chegasse à taxa de 35 mortes a cada 100 mil nascidos vivos até 2015, sendo que estamos caminhando, infelizmente, na direção oposta. 

Para contribuir com a mudança dessa realidade, a SOGESP Regional Santos oferece o Curso Teórico-Prático de Emergências Obstétricas e a X Jornada de Ginecologia e Obstetrícia. Entre 25 e 26 de abril, a cidade será palco dos dois eventos que visam conscientizar e atualizar os associados sobre a temática.

SABER E AÇÃO

Na quinta-feira (25), os ginecologistas e obstetras da região participarão do Curso Teórico-Prático de Emergências Obstétricas, um dia destinado aos principais temas relacionados à mortalidade materna.

Da 13h às 20h, cerca de 40 médicos terão uma imersão prática e teórica, com palestras e atividades. O objetivo central do encontro é aprender como lidar com as principais intercorrências que podem levar uma gestante a óbito.

IMPORTÂNCIA DA ATUALIZAÇÃO  

Na sexta-feira (26),é a vez da X Jornada de Ginecologia e Obstetrícia fornecer conhecimento aos especialistas. Das 8h às 19h serão abordados os assuntos considerados mais relevantes dentro da área.

Com a presença de professores notáveis no cenário obstétrico e ginecológico do Estado de São Paulo, o encontro tem alto teor acadêmico.  “É importante para os profissionais da Baixada Santista estarem sempre atualizados por meio de uma forma de educação continuada como é a jornada” comenta Roberto Nogueira, presidente da SOGESP Regional Santos.

Durante todo o dia, ocorrerão as “mesas redondas”, um esquema de palestras em conjunto com pequenas aulas. Logo em seguida haverá abertura para discussão da questão tratada. Entre os tópicos apresentados estão contracepção, climatério, endometriose, prematuridade, hipertensão na gravidez e perdas gestacionais. O evento será finalizado com uma confraternização.

Dr. Roberto enfatiza a contribuição desses encontros para a Baixada Santista “O nosso índice de mortalidade materna é alarmante. Então, A SOGESP, ao realizar o curso e a jornada, acaba ajudando toda a parte de saúde pública da região.”, finaliza. 

Com vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas pela SOGESP Santos, através do telefone – (13) 3289-9616 ou do e-mail: santos@sogesp.org.br

Mais informações CLIQUE AQUI