Telefone:  (11)  3884-7100        [email protected]
Logo SOGESP

Gestação múltipla em debate na SOGESP

Atualização Médica

São Paulo, 13 de outubro de 2020

Gestação múltipla em debate na SOGESP

Em 22 de outubro, às 20h, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP)foca o tema gestação múltipla, no DBI (Debate Informal) do Congresso Online SOGESP 2020. Coordenada pelo dr. Adolfo Liao, especialista em Medicina Fetal e livre docente em Obstetrícia, a discussão tratará de relevantes questões e dificuldades relacionadas à gravidez gemelar.

“Elas correspondem a cerca de apenas 2% dos nascimentos, no entanto, grande parcela das internações nas UTIs neonatais são de bebês gêmeos, devido ao maior risco perinatal que essas gestações apresentam”, explica o coordenador.

Serão abordados no DBI, tópicos como a corionicidade, as implicações diante do diagnóstico de gestações monocoriônicas, a importância do diagnóstico precoce da síndrome de transfusão feto-fetal e como se chega a ele.

Os cuidados da mãe em uma gravidez múltipla também estão na pauta. O que muda na rotina de acompanhamento pré-natal e o que esperar de diferente em um parto múltiplo - em termos de consultas e exames -são indagações comuns no consultório do médico obstetra.

Dr. Liao adianta que os palestrantes também discorrerão sobre a prematuridade, o crescimento fetal e os riscos que podem ocasionar para a mãe e o bebê. Como prevenir a prematuridade, como identificar uma gravidez de risco e de que maneiras o crescimento fetal é bem particular nessas gestações engrossam a programação.

Os expositores convidados são Jurandir Piassi Passos, mestre em Medicina Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Julio Elito Junior, professor associado livre-docente do departamento de Obstetrícia da UNIFESP; Karayna Gil Fernandes, doutora em Ciências da Saúde na área de Saúde Materna e Perinatal pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP; e Maria De Lourdes Brizot, professora associada da Faculdade de Medicina da USP.

Agende-se: o DBI será em 22 de outubro, às 20h.