Logo SOGESP

FEBRASGO divulga recomendação sobre a prática denominada “cesariana assistida pela mãe” (MAC – Maternal Assisted Caesarean Section)

Notícias SOGESP

São Paulo, 14 de agosto de 2023.

FEBRASGO divulga recomendação sobre a prática denominada “cesariana assistida pela mãe” (MAC – Maternal Assisted Caesarean Section)

 

A FEBRASGO divulgou recomendação para que a prática denominada “cesariana assistida pela mãe” (MAC – Maternal Assisted Caesarean Section) não seja realizada fora de estudos clínicos aprovados.

Matérias recentemente veiculadas na mídia a respeito dessa prática, que consiste na participação da própria mãe no procedimento cirúrgico da cesárea, tirando o filho do útero e levando-o até o seu peito, levaram a FEBRASGO a se posicionar publicamente.

A FEBRASGO alerta que “esse é um procedimento sem evidências significativas de sua segurança”, que “não encontra amparo em protocolos, recomendações ou estudos bem desenhados” e que sua prática tem o potencial de aumentar em número e gravidade as complicações da cesariana.

A FEBRASGO lembra também que existem práticas mais seguras que podem ser adotadas durante a cesariana, visando o nascimento respeitoso e a melhora do vínculo com o recém-nascido. Vale lembrar que as Diretrizes de Atenção à Gestante: a operação cesariana recomenda que deve ser assegurado o contato pele a pele imediato e contínuo do bebê saudável com sua mãe, fortalecendo os laços maternais e favorecendo também o aquecimento do bebê.

A SOGESP apoia a recomendação da FEBRASGO, cuja íntegra pode ser acessada aqui.

 

Próximos eventos
Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP

Local : Laboratório SABIN - Rua Francisco Paes, 165 - Centro - São José dos Campos/SP