Logo SOGESP

Curso de Educação Médica Continuada aborda comunicação de más notícias

São Paulo, 05 de novembro de 2023.

Curso de Educação Médica Continuada aborda comunicação de más notícias

A próxima edição do Curso de Educação Médica Continuada, promovida pela SOGESP ABC, acontecerá no dia 6 de novembro, segunda-feira, das 19h30 às 22h, no Centro Médico Hospital Brasil José de Melo. Voltada para médicos, residentes e acadêmicos, a atividade receberá a palestrante Ana Cláudia Quintana Arantes, com o tema “Comunicação de más notícias”.

Médica com graduação e especialização em Geriatria e Gerontologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a dra. Ana Cláudia possui ainda pós-graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e formação em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford. Ela é palestrante, poeta, autora de títulos como “A morte é um dia que vale a pena viver” e professora da disciplina eletiva de Cuidados Paliativos do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

A habilidade de comunicar más notícias é fundamental na prática médica, especialmente no caso de obstetras e ginecologistas, que lidam com diagnósticos desafiadores, complicações, situações emocionais delicadas e, muitas vezes, com o começo e o fim da vida. O modo como tais notícias são dadas pode ter impacto profundo no bem-estar das pacientes e de suas famílias.

Uma comunicação inadequada gera ansiedade, medo e chega a afetar de maneira negativa o resultado dos tratamentos. Quando é adequada, por outro lado, aumenta a satisfação das pacientes, que compreendem melhor os planos de tratamento e aderem com mais eficácia às recomendações médicas.

Além disso, profissionais com treinamento adequado sofrem menos com a pressão. Portar más notícias, afinal, é algo estressante para todos os que trabalham com assistência em saúde.

Inscrições devem ser feitas em www.sogesp.com.br/eventos-sogesp/inscreva-se-nos-eventos-disponiveis/. Médicos associados e residentes associados têm entrada gratuita no evento. O investimento para não associados é de R$ 80,00; para acadêmicos de medicina, R$ 40,00. Não perca tempo, as vagas são limitadas!

 

Curso de Educação Médica Continuada

Quando: 6 de novembro, das 19h30 às 22h

Onde:  Centro Médico Hospital Brasil José de Melo

Rua José de Melo, 180 – Vila Dora – Santo André/SP

Próximos eventos
Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP

Local : Laboratório SABIN - Rua Francisco Paes, 165 - Centro - São José dos Campos/SP