Logo SOGESP

Conselho Federal de Medicina publica novas normas sobre publicidade médica

São Paulo, 26 de setembro de 2023.

Conselho Federal de Medicina publica novas normas sobre publicidade médica

 

Em 13/09/2023, foi publicada no Diário Oficial a Resolução CFM nº 2.336/2023, que traz as novas regras éticas para a publicidade e propaganda médica, que passarão a valer no dia 11 de março de 2024 (180 dias da publicação).

O Conselho Federal de Medicina (CFM) estava há cerca de 3 (três) anos em processo de atualização das regras de publicidade, atualmente expostas na Resolução CFM nº 1.974/2011, com o objetivo de atualizar e esclarecer pontos conflituosos.

A nova normativa inova ao flexibilizar regras para viabilizar ao médico mostrar o seu trabalho, autorizando a divulgação dos preços das consultas, a realização de campanhas promocionais, o uso das imagens dos pacientes, investimentos em negócios não relacionados à área de prescrição do médico, além de outras permissões. Especialmente para a área, a norma permite expressamente a captura de imagens por equipes externas de filmagem durante os partos, quando a parturiente assim desejar e houver anuência do médico.

A SOGESP recomenda que todos os seus associados tenham ciência de todas as novas regras e sigam a ética nas suas publicidades médicas.

Próximos eventos
Local : UNOESTE Avenida Antônio de Almeida Pacheco, 2945 - 2º - Zona Industrial, Jaú - SP

Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP