Comissão de Residência Médica - Triênio trará novidades a jovens médicos e futuros especialistas
São Paulo, 30 de abril de 2025
Na terça-feira, 22 de abril, a Comissão de Residência Médica esteve reunida com a diretoria científica da SOGESP para alinhamento das ações para este próximo mandato. Representada pelo coordenador e vice coordenador da Comissão, respectivamente Drs. Alexandre Massao Nozaki e Vitor Henrique Oliveira, a Comissão apresentou um programa de ações a ser executado ao longo do próximo triênio, com ações focadas nos jovens médicos e residentes, além de trazer melhorias ao Programa Nacional de Residência Médica.
“Pudemos perceber que a Comissão está bastante empenhada em melhorar a capacitação dos médicos residentes dentro das instituições, bem como integrá-los à SOGESP, para que desde já compreendam a importância do associativismo e participem ativamente da nossa instituição”, declarou a Dra. Maria Rita de Souza Mesquita, presidente da SOGESP, que participou da reunião ao lado dos Drs. Fernando Sansone, primeiro vice-presidente, e Rosiane Mattar, diretora científica.
As ações da Comissão de Residência Médica ao longo do ano serão divulgadas com antecedência no site e redes sociais da SOGESP, e incluirão lives, cursos, simpósios e fóruns, além de atividades dentro da programação do 30º Congresso SOGESP 2025, que será realizado entre os dias 21 e 23 de agosto de 2025.
Segundo o Dr. Alexandre Nozaki, as ações serão norteadas pelas demandas dos residentes, em pesquisas realizadas durante os eventos, pois a a Comissão identificou que a participação vem aumentando gradativamente, demonstrando a aceitação e participação nas ações desenvolvidas.
“Planejamos continuar com o SOGESP ON, o Jovem Especialista, ações exclusivas no Congresso Paulista e ampliar a capilarização de informações sobre as ações e benefícios para os associados”, adianta.
Outro destaque, para o coordenador da Comissão, é o Simpósio dos Residentes de Obstetrícia e Ginecologia da SOGESP, que já está sendo organizado e trará diversas novidades este ano.
“Estruturaremos o Simpósio com aulas teóricas e práticas, como uma oportunidade de aprimoramento técnico e de treinamento para a prova do TEGO”, explica.
Assim como nos anos anteriores, a programação será dividida em módulos teóricos e práticos, ao longo do dia.
“A Comissão está reunindo temas de interesse destes jovens que eles mesmos vêm sugerindo ao longo dos anos, em pesquisas que realizamos em nossos eventos e nas conversas sobre as suas dúvidas o que gostariam de ver com mais profundidade”, explica a Dra. Maria Rita.
Além de temas relacionados diretamente à especialidade, entram também pautas sobre ética médica, defesa profissional, administração de consultório, entre muitos outros que certamente acrescentarão à trajetória destes jovens e futuros especialistas.