Logo SOGESP

Cesariana assistida pela mãe ou MAC (Maternal Assisted Caesarean Section)

São Paulo, 23 de agosto de 2023.

Cesariana assistida pela mãe ou MAC (Maternal Assisted Caesarean Section)

Em relação à prática obstétrica que vem sendo discutida nas mídias: “ cesariana assistida pela mãe`ou MAC (Maternal Assisted Caesarean Section.) a SOGESP manifesta seu apoio à manifestação da FEBRASGO, considerando essa intervenção de risco para a gestante e seu concepto.

A SOGESP avalia o parto como um momento de união da família, em que os sentimentos afloram, e vivê-lo com segurança para o binômio materno-fetal é fundamental para assegurarr essa união e felicidade para os anos vindouros.

Lembramos que numa cirurgia, pessoas não treinadas, podem, inadvertidamente, causar riscos de infecção, hemorragia e lesão de estruturas maternas e riscos de traumatismo para a criança.

Devemos estar alertas para práticas adequadas tanto técnicas como afetivas no momento do parto, mas sem esquecer que cesárea é uma cirurgia e que não causar riscos não totalmente necessários é prática a ser evitada.

Por outro lado, concordamos com a FEBRASGO também ao alertar o médico que concordar em participar desse procedimento que, se houver alguma complicação, ele não terá como ser considerado isento de culpa por ter assumido o risco.

Assim a SOGESP se manifesta, em anuência com a FEBRASGO, recomendando que a prática denominada “cesariana assistida pela mãe” não seja realizada fora de estudos clínicos aprovados.

Próximos eventos
Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP

Local : Laboratório SABIN - Rua Francisco Paes, 165 - Centro - São José dos Campos/SP