Logo SOGESP

Audiência pública sobre vacinação a gestantes e puérperas

CORONAVIRUS

São Paulo, 21 de junho de 2021

Audiência pública sobre vacinação a gestantes e puérperas

Em 16 de junho, a SOGESP marcou presença em audiência pública da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, organizada pela deputada estadual Marina Helou. O debate girou em torno da universalização das vacinas para grávidas e puérperas, assim como da inclusão de mães lactantes.

A presidente da SOGESP, Rossana Pulcineli, foi uma das convidadas com direito a voz. Ela apresentou à audiência o trabalho desenvolvido pelo Observatório Obstétrico Brasileiro COVID-19 (OOBr Covid-19), painel dinâmico com análises dos casos de gestantes e puérperas notificados no SIVEP-Gripe.

O OOBr Covid-19 foi construído e é mantido por Lucas Lacerda (estudante de graduação em Estatística na UFES) e pela profa. Dra. Agatha Rodrigues (docente do Departamento de Estatística da UFES), junto com a própria Rossana.
Objetiva disseminar de forma simples e direta dados sobre a saúde materna pública, possibilitando consulta fácil por qualquer pessoa.

É significante registrar que ocorreu aumento de 111,7% dos óbitos por Covid-19, em relação a 2020 inteiro. No geral, há perderam a vida 1.412 gestantes e puérperas, conforme a mais recente atualização de estatísticas do OOBr Covid-19. Esses dados são revisados semana a semana, sempre às quartas-feiras.

Desde o início da pandemia, uma a cada cinco gestantes e puérperas que faleceram por Covid não teve acesso a unidades de terapia intensiva (UTI) e 33% não foram intubadas -o derradeiro recurso terapêutico que poderia salvá-las. Outra marca estarrecedora é a da letalidade da doença: saltou de 7.4% em 2020 para 17% em 2021.

Assim, entre março de 2020 e 16 de junho de 2021, foram 14.042 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid e 1.412 óbitos (10,1%). Houve ainda mais 11.785 de registros com 296 mortes entre gestantes e puérperas com SRAG não especificada, que, na avaliação dos pesquisadores, podem ser também episódios de SARS-Covid-19.

Ao término da audiência, foi disponibilizado um abaixo-assinado para pressionar o governo a adotar políticas responsáveis e inclusivas de imunização. 

Link: https://www.marinahelou.com.br/umavacinasalvadois