Logo SOGESP

28° Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia: aprovação unânime

São Paulo, 22 de agosto de 2023.

28° Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia: aprovação unânime

 

De 17 a 19 de agosto, ocorreu na cidade de São Paulo o 28° Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia (CPOG).  Com o objetivo de disponibilizar aos tocoginecologistas o que há de mais atual e resolutivo na assistência à mulher, foram centenas de aulas, apresentações e palestras teóricas realizada simultaneamente em 12 auditórios.

Houve ainda cursos práticos para residentes, debates para o aperfeiçoamento dos serviços nos sistemas público e privado, pautas sobre valorização dos especialistas, entre outras programações. 

A estimativa inicial dá conta de que mais de 6.000 ginecologistas e obstetras passaram pelo  Transamerica Expo Center, em São Paulo, envidando intensa troca de conhecimentos e discussões com  professores de excelência, dos principais serviços do Brasil.

Tradicional iniciativa da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo, a SOGESP, o CPOG visa à  atualização científica e em hands-on. Complementando a grade do primeiro dia de trabalhos, além de cursos, fóruns, top temas e atividades práticas, teve como momento de gala a cerimônia oficial de abertura. Marcaram presença gestores de estado, líderanças médicas e da saúde e a diretoria da SOGESP.

À mesa da solenidade, o presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia, Luciano de Melo Pompei, a 1ª vice presidente, Marair Gracio Ferreira Sartori, a 2ª vice, Silvana Maria Quintana, a secretária geral, Maria Rita de Souza Mesquita, o 1º tesoureiro, José Luis Crivellin, o presidente da Associação Médica Brasileira, César Eduardo Fernandes, representantes da FEBRASGO, do Cremesp, e o presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral, que então também representava o secretário de Saúde de São Paulo, Eleuses Vieira de Paiva.

Luciano Pompei abriu a cerimônia registrando boas-vindas e um frutífero trabalho aos congressistas. Em seguida dividiu com audiência o testemunho da dedicação de todos da SOGESP, diretoria e staff, para organizar o evento - reconhecido hoje como o principal da especialidade e um dos maiores da área médica do Brasil e América Latina.

“O objetivo é compartilhar as melhores informações com os ginecologistas e obstetras com a finalidade de que, na outra ponta, eles possam oferecer atendimento de alto nível para as suas pacientes.

César Fernandes, recém-eleito para presidir a AMB no triênio 2024 – 2026, enalteceu o organização e qualidade do Congresso, parabenizando a SOGESP pelo compromisso com a saúde da mulher. Ele ainda destacou a relevância do associativismo para os médicos, como ferramenta de conhecimento e de valorização dos médicos.

Já o presidente da APM, José Luiz Gomes do Amaral, citou as parcerias da SOGESP com a Associação Paulista de Medicina, ressaltou a magnitude do Congresso e transmitiu aos participantes votos de sucesso a pedido do secretário Eleuses Paiva. 

Como encerramento da solenidade, houve duas homenagens emocionantes a médicos que fazem a diferença e deixam legado à Ginecologia e à Obstetrícia de São Paulo e do Brasil. Os destacados foram Francisco Eduardo Prota, professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e mestre e doutor em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Rossana Pulcineli Vieira Francisco, do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, chefe da Divisão de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Universitário da USP e responsável pela Disciplina de Graduação em Medicina da FMUSP.  Os dois, a propósito, são ex-presidentes da SOGESP com contribuições significativas para a especialidade e para a construção de bases sólidas à Medicina e à saúde dos brasileiros.

Em 18 de agosto, segundo dia do Congresso, vale enfatizar o Fórum da Comissão SOGESP em defesa e valorização do obstetra e do ginecologista. Um dos temas abordados foi o atendimento da população LGBTQIA+, os aspectos éticos, o acolhimento de qualidade e as regulamentações do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Outra pauta importante teve foco nas novas regras para laquedura, conforme relata a secretária geral da SOGESP, Maria Rita de Souza Mesquita. Houve esclarecimentos sobre termo de conhecimento, legislações, possibilidades e limites.

A relação entre medicina e comunicação também mereceu uma discussão à parte. Direcionada especialmente a jovens médicos, teve apontamentos a respeito de como utilizar as redes sociais, as resoluções do CFM sobre entrevistas à imprensa, e questões éticas.

O Congresso Paulista ainda foi palco de conversas técnico-científicas de técnicos do Ministério da Saúde e especialistas da SOGESP. A meta é estabelecer uma política pública de inclusão do homem no pré-natal, com a participação em consultas, cursos etc. Já há estudos que comprovam que o acolhimento do parceiro no processo contribui para mudanças positivas para a gestação, ao nascimento e à formação da criança, além de ser benéfica para a saúde do casal em vários pontos.

“Um homem atento à gravidez e com olhar para a própria saúde pode melhorar a assistência às gestantes, à família, e até ser fator para a redução de morte materna”, comenta a professora Rossana Pulcineli.

O jovem médico também teve papel especial durante todo o Congresso. Desde o primeiro dia até o fechamento, ocorreram oficinas práticas de ginecologia e obstetrícia para os residentes, com professores compartihando conhecimentos em cinco estações de temas específicos.

A coordenadora do módulo de obstetrícia, Vera Therezinha Medeiros Borges, conta que as aulas (todas elas) tiveram lotação máxima, o que é recompensante em termos de formação e qualificação para o atendimento à mulher.

As ligas acadêmicas viveram igualmente instantes de protagonismo. Em 19 de agosto, houve um fórum dedicado a elas, com seção interativa e quizz.

O presidente da SOGESP, Luciano Pompei, compreende que, mais uma vez, o Congresso Paulista conseguiu se superar nos quesitos conhecimento científico, organização, aprovação pela audiência e participação dos especialistas. Entretanto, garante que o que é bom pode e ficará ainda melhor em 2024, pois já começaram os trabalhos para a 29ª edição. Então, é esperar e fazer parte de mais um grande momento da GO.

Próximos eventos
Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP

Local : Laboratório SABIN - Rua Francisco Paes, 165 - Centro - São José dos Campos/SP