Logo SOGESP

12ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia de Santos

Notícias SOGESP

São Paulo, 26 de abril de 2023

A 12ª edição da Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da regional Santos da SOGESP acontecerá em 13 de maio, das 8h às 17h30, no Parque Balneário Hotel Santos. Será um dia dedicado à atualização científica e ao aprimoramento profissional de acadêmicos de Medicina, residentes e médicos, em prol da melhora da saúde e da qualidade de vida das mulheres.

Ginecologia endócrina, situações especiais em obstetrícia, prematuridade e assoalho pélvico são os temas que compõem a programação, com vários subtópicos. Haverá ainda duas estações práticas, às 11h e às 16h.

Presidente da regional, Samira El Maerrawi Tebecherane Haddad destaca que a seleção dos temas foi feita com base em um workshop promovido no final de 2022, com representantes associados de diversos segmentos da obstetrícia e da ginecologia, que elencaram os casos, as dúvidas e as situações que se sobressaem no dia a dia dos consultórios e hospitais.

“Um bom exemplo é a mesa sobre prematuridade, que continua sendo uma das principais causas de mortalidade infantil, e está diretamente relacionada à assistência obstétrica que a mãe recebe. Há também, na mesa sobre situações especiais em ginecologia, discussões a respeito da assistência à população LGBTQIA+ e dos aspectos médicos e jurídicos na interrupção gestacional e no aborto legal. Boa parte dos nossos associados tem interesse em aprofundar seus conhecimentos ou dúvidas sobre como proceder nesses casos.”

O formato da Jornada, explica a dra. Samira, é semelhante ao de um congresso; há mesas de discussão, aulas expositivas e momentos de atividades práticas para o treinamento de habilidades específicas.

Professores de renome já confirmaram presença no dia 13 de maio: José Maria Soares Júnior, Edmundo Baracat, Rogério Bonassi, Luiz Gustavo Oliveira Brito, Francisco Lázaro Pereira de Souza, Marcelo Santucci e Cristião Fernando Rosas são alguns deles.

Embora muitos médicos da região se desloquem até São Paulo para participar de conferências, feiras e simpósios, por exemplo, a dra. Samira salienta a importância de realizar a Jornada e outros eventos em Santos.

“Fazemos uma pesquisa entre os associados”, ela conta, “para entender quais são os assuntos de maior interesse, quais são as necessidades dos especialistas daqui. Afinal, nossa região apresenta uma série de particularidades. É com base nelas que organizamos nosso encontro, sempre personalizado.”

Os interessados no evento devem se inscrever através do link sogesp.com.br/eventos-sogesp/inscreva-se-nos-eventos-disponiveis/ e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. Todas as categorias terão desconto até 11 de maio. Residentes sócios não pagam.

A tabela com os valores, bem como a programação completa, podem ser conferidas em sogesp.com.br/eventos-sogesp/eventos-regionais/12%C2%AA-jornada-de-obstetricia-e-ginecologia-da-sogesp-santos-130523/.

 

12ª Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da SOGESP Santos

Quando: 13 de maio, das 8h às 17h
Onde: Parque Balneário Hotel Santos
Avenida Ana Costa, 555, Gonzaga – Santos/SP

Próximos eventos
Local : Clínica e Diagnóstico Christovão da Gama – Rua Guilherme Marconi, 440 – Cobertura Vila Assunção – Santo André/SP

Local : Hospital Iamada - R. Cassemiro Boscoli 236, piso -1, Jardim Icaray, Pres. Prudente

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP

Local : Laboratório SABIN - Rua Francisco Paes, 165 - Centro - São José dos Campos/SP