Logo SOGESP

Mastalgia: 70% das mulheres no mundo sentem dor nas mamas

Saúde e bem estar

A dor mamária ou mastalgia afeta mulheres de todas as idades em qualquer momento da vida, mas nem sempre está relacionada a alguma doença. Estima-se que entre 60 e 85% dos casos a dor mamária não tem gravidade.

O maior receio das mulheres é que a mastalgia esteja diretamente relacionada com o câncer de mama. Embora a maioria dos casos de mastalgia não possua características de malignidade, as pacientes com desconfortos severos e recorrentes devem ter o acompanhamento médico regular.

A mastalgia é classificada em três tipos:  cíclica leve, cíclica moderada e severa, acíclica e não-mamária.

A cíclica leve é uma dor ou desconforto que aparece nos três primeiros dias antes do período menstrual. A Cíclica moderada e severa caracteriza-se por dor mamária com duração superior a uma semana. Sua intensidade é importante a ponto de interferir nas atividades da paciente, justificando o uso de medicação adequada. A Acíclica promove uma dor mamária que não está relacionada ao ciclo menstrual. Pode ser contínua ou ocasional.

Existem ainda as dores não-mamária, dor torácica referida sobre as mamas. Geralmente, é dor musculoesquelética da parede costal, do dorso ou dos membros superiores e que se irradia para a mama.

Em 85% dos casos de dor nas mamas, o esclarecimento do médico é suficiente para o alívio dos sintomas, enquanto 15% pode ter necessidade de uso de medicação para o alívio da dor.

Próximos eventos
Local : Centro Médico Hospital José de Melo - Rua José de Melo, 180 – Vila Dora – Santo André – SP

Local : Hotel Nacional Inn São Carlos - Avenida Getúlio Vargas, 2330 Recreio São Judas Tadeu - São Carlos/SP

Local : APM Regional Presidente Prudente - R. Napoleão Antunes Ribeiro Homem, 432 - Jardim Marupiara, Pres. Prudente - SP

Local : Faculdade UNOESTE - Campus Guarujá - Rua Albertino Pedro, 75 - Enseada - Guarujá/SP

Local : Novotel Sorocaba - Av. Professora Izoraida Marques Peres, 770 - Parque Campolim, Sorocaba - SP