Logo SOGESP

#Examina - Herpes Genital

05 de maio de 2022.

Cassiana Rosa G. Giribela

O herpes é uma infecção caracterizada pelo aparecimento das vesículas, bolhas e úlceras na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos. É uma Infecção Sexualmente Transmitida (IST).
É causada por um vírus chamado herpes simples. Na infecção genital, a etiologia é o herpes vírus tipo 2 (HSV-2). O herpes labial apresenta sintomas parecidos, mas é causado por outro tipo de herpes (herpes vírus tipo 1)

Estima-se que mais de 50% da população mundial seja portadora da doença, mesmo que não apresente sintomas.

A transmissão pode ocorrer pelo contato direto com o líquido presente nas bolhas e ulcerações (“feridas”) geralmente localizadas nos genitais, ou ânus. Importante ressaltar que o ato sexual (oral, vaginal ou anal) sem uso de preservativos com um portador do vírus assintomático também transmite a doença.

Os sintomas do herpes genital podem surgir a partir de 10 a 15 dias após a relação sexual. Os mais frequentes são a presença de “feridas” ou pequenas bolhas, acompanhadas de dor local, e até desconforto para urinar. Algumas pessoas podem até apresentar febre ou calafrios, e mal-estar geral.

Ao apresentar os sintomas recomenda-se procurar um ginecologista. O objetivo do tratamento é diminuir a gravidade e duração dos sintomas. Ainda não há um tratamento de elimine completamento o vírus, e por isso, podem ocorrer recorrências da infecção. Por este motivo ainda o melhor é prevenir o contágio pelo vírus através do uso do preservativo.