Traduzir para:

Notícias | SOGESP

A ginecologia da infância e adolescência

Para discutir questões recorrentes no atendimento ginecológico voltado à infância e adolescência, aconteceu no primeiro dia do XXII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia uma sessão interativa, sob a coordenação da Doutora Rosana Maria dos Reis, chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

Neste formato participativo, após a projeção de casos clínicos reais, os médicos da plateia foram estimulados a refletir ativamente na resolução destes casos. Eles deveriam escolher por meio de votação sobre qual ferramenta utilizar para fechar o diagnóstico, e na sequência, optar pelo tratamento que julgassem mais apropriado para determinado quadro.

Após a publicação da votação feita pela plateia, os médicos debatedores, José Alcione Macedo Almeida, Anaglória Pontes e Vicente Renato Bagnoli, apresentavam argumentos para demonstrar a escolha na condução de cada um dos casos, revendo conceitos da prática da especialidade.

Má formação dos caracteres sexuais em recém-nascidas e adolescentes, Síndrome de Insensibilidade Androgênica, menstruação irregular pós-menarca e escolha correta de métodos contraceptivos para jovens mulheres foram alguns dos tópicos abordados durante este exercício.