Canal Reservado do Associado
Busca específica

CERTIFICADO

Para acessar o seu certificado de presença no XVIII Congresso, clique no botão abaixo e informe seu e-mail ou CPF para gerar seu certificado.

GERAR CERTIFICADO

errata

Baixe o documento em PDF com todos os trabalhos científicos inscritos ao XVIII congresso paulista de obstetrícia e ginecologia, bem como seus autores. 

BAIXAR PDF ERRATA

CADERNO DO CONGRESSO



Caderno de comercialização do XVIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia 2013

clique aqui para acessar

Décima oitava edição do Congresso SOGESP  é sucesso

Nos três dias de evento, cursos, debates e fóruns mantiveram repletos os auditórios do Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia

O XVIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, realizado pela SOGESP, aconteceu de 5 a 7 de setembro de 2013, em São Paulo, no Transamérica Expo Center. Neste ano, o evento reuniu mais de 6,5 mil médicos que visavam aprofundar e compartilhar conhecimentos sobre práticas e avanços científicos.

O evento, que é um dos maiores da especialidade, discutiu todos os aspectos da tocoginecologia, divididos em mais de 400 horas de atividades. Nesta edição, inclusive, a área foi ampliada para 3.500m², devido ao aumento significativo no volume de congressistas das últimas edições.

Segundo o presidente da comissão científica do Congresso, Paulo César Giraldo, todas estas atividades foram apresentadas em formatos diversificados: 56 Top Temas; 19 debates informais; 18 controvérsias; 14 sessões de recomendações SOGESP, englobando questões científicas e do dia-a-dia clínico; além de 28 sessões interativas e do Fórum sobre Defesa Profissional.  “Tivemos dois simpósios sobre qualidade de vida do ginecologista e de suas dificuldades práticas de condução do seu consultório. As nossas expectativas foram todas mais do que alcançadas, com retorno excelente dos congressistas e professores”.
 
Paulo Giraldo acredita que parte do sucesso se deve aos instrumentos de organização disponibilizados nesta edição, como a Agenda Presonalizada dos Congressistas (APC). Para a próxima edição, os trabalhos começam já no próximo mês, garantindo o mesmo cuidado e organização vistos este ano, visando aprimorar o evento ainda mais, a cada edição.
 
Defesa profissional
Em meio à programação científica, que incluiu temas como infertilidade, amamentação, câncer de mama, hemorragia no parto e outros assuntos da obstetrícia e da ginecologia; em 6 de setembro aconteceu o IX Fórum de Defesa Profissional e Honorários Médicos, coordenado pelo presidente da Sogesp, César Eduardo Fernandes, e pela Maria Rita de Souza Mesquita, coordenadora da Comissão de Valorização profissional e Honorários Médicos da SOGESP. Foram abordados diversos temas, entre os quais, os honorários médicos, a sobrecarga de trabalho, e a relação médico- paciente.

“O Fórum foi dividido em dois blocos. No primeiro, os congressistas discutiram sobre a CBHPM e a possibilidade de modificá-la, procedimentos de ginecologia, honorários de trabalho de parto, entre outros. Já no segundo bloco, questões éticas e processos judiciais nessa área foram os principais assuntos”, revela Maria Rita.

O número de participantes do Fórum, bem a participação nos debates, foi muito maior que nos anos anteriores. Também foi uma grata surpresa verificar o aumento do número de congressistas de diferentes lugares do Brasil.

Ainda no Fórum, os participantes foram convidados a participar de uma pesquisa elencando os procedimentos mais realizados e de maior importância na especialidade.

“Essa pesquisa visa melhorar os honorários da área por meio da análise das respostas dadas pelos congressistas. O resultado será divulgado na próxima edição da Revista SOGESP e também no portal, comenta o presidente da SOGESP, César Fernandes”.

Esta é uma das iniciativas que comprovam que a SOGESP está sempre atenta às queixas e dificuldades de seus associados, trabalhando efetivamente para melhorar os honorários e as condições de trabalho do setor.

“Agora é a hora da ginecologia. Precisamos dar um basta nesta situação e valorizar os nossos procedimentos, assim como os próprios especialistas.”
Prêmio Nobel
 
Outro destaque inesquecível para quem esteve no Congresso foi a presença do ganhador do prêmio Nobel de Medicina de 2008, prof. Harald Zur Hausen, que participou da cerimônia de abertura do evento, com a conferência Gynaecological Cancers linked to Infections: Results and Perspectives,  e também reservou um espaço para uma entrevista coletiva à imprensa. O tema destes dois momentos não poderia ser outro: avanços no combate ao HPV. Além de destacar os avanços dessa área no Brasil e no mundo, ele comentou a recente inclusão da vacina contra o HPV no calendário nacional a partir de 2014. Enfatizou também a associação do HPV com outros canceres e sua fisiopatogênese. Foi uma magnífica palestra que, indiscutivelmente soube abordar os avanços, as perspectivas e os fatos da nossa especialidade. 

Resultado do Sorteio de Pesquisa de Satisfação Congresso 2013

Já temos o resultado do sorteio do último televisor " TV LED FULL HD 32". Parabéns ao Ganhador!

Dados do Ganhador:
Dr. Marcello Marinaro
CRM: 69217 SP
Regional São Paulo

 


PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

Escolha o dia de sua preferência para visualizar a programação científica do congresso:

HOSPEDAGEM

Confira as melhores opções de planos / pacotes de hospedagem acessando o link abaixo

clique aqui para acessar
 

CERTIFICADO

Para acessar o seu certificado de presença no XVIII Congresso, clique no botão abaixo e informe seu e-mail ou CPF para gerar seu certificado.

GERAR CERTIFICADO

errata

Baixe o documento em PDF com todos os trabalhos científicos inscritos ao XVIII congresso paulista de obstetrícia e ginecologia, bem como seus autores. 

BAIXAR PDF ERRATA

CADERNO DO CONGRESSO



Caderno de comercialização do XVIII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia 2013

clique aqui para acessar