Telefone:  (11)  3884-7100        [email protected]
Logo SOGESP

Cuidado com a saúde da gestante e contracepção em tempos de COVID é tema de live SOGESP direcionado às mulheres

CORONAVIRUS

São Paulo, 15 de maio de 2020.

Em 20 de maio, a partir das 20h, mulheres poderão acompanhar as palestras com renomados profissionais da área de Ginecologia e Obstetrícia

Maio é o mês das mães. A figura materna é símbolo de cuidado e amor, como também da força e coragem da mulher. Como forma de destacar todas as mães brasileiras, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) realizará live totalmente direcionado ao público leigo.

A live Mulher SOGESP é um seminário online em vídeo, transmitido ao vivo por meio de mídias sociais. Em sua primeira edição abordará o tema a “saúde da gestante e contracepção no período da pandemia de COVID-19”.

Em 20 de maio, a partir das 20h, as mulheres poderão acompanhar as palestras com profissionais da área de Ginecologia e Obstetrícia: Dra. Rossana Pulcineli, presidente da SOGESP; Dra. Silvana Maria Quintana, coordenadora científica em Obstetrícia da SOGESP; Dra. Monica Iassanã, consultora da saúde da mulher da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e Dra. Carolina Sales, Professora associada do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FMRP-USP.  

Em decorrência da pandemia, se observa na especialidade um aumento da taxa de não comparecimento das pacientes nas consultas, mesmo naquelas relacionadas a serviços essenciais como pré-natal e o atendimento de contracepção. Acredita-se que essa consequência possa ter relação com dificuldades no acesso a esclarecimentos a respeito da necessidade desses atendimentos ou o receio de se expor à contaminação nos ambientes hospitalares ou consultórios.

Mais do que nunca, portanto, é fundamental oferecer informações de qualidade. Assim, a iniciativa visa esclarecer dúvidas, transmitir orientações corretas para demonstrar a relevância de cuidados adequados, evitando complicações futuras para a saúde da mulher e de seu (sua) filho (a).

Considerando que contracepção se caracteriza como um serviço essencial de saúde, pois permite que a mulher e a família tenham a possibilidade de decidir o momento mais apropriado para gestar, além de ser uma estratégia essencial de redução de morte materna, o Live  Mulher SOGESP é direcionado a todas as mulheres, sejam elas profissionais de saúde ou não.

A ideia é atingir o maior número possível, tanto dentro do Estado de São Paulo como de outros lugares do Brasil, oferecendo orientação adequada. As apresentações serão transmitidas pelo Youtube e Facebook da SOGESP e, ao final, será aberta seção de interação para perguntas e respostas.

LIVE MULHER SOGESP #1
Saúde da gestante e contracepção no período da pandemia de COVID-19
Data - 20/05 – 20h