Traduzir para:

Institucional | Ribeirão Preto

Boas vindas

Iniciamos esse ano uma nova fase na interação da SOGESP com seus associados.
As páginas das Regionais vieram para estreitar a nossa comunicação.
Neste primeiro editorial quero realçar o bom relacionamento da diretoria da Regional Ribeirão Preto com os colegas.
Fizemos da Defesa Profissional um modelo que foi acatado e respeitado em vários outros locais, inclusive fora do nosso estado.

Há quatro anos e meio o plantão presencial com três obstetras gabaritados, concentrados na Maternidade Sinhá Junqueira, tem obtido resultados significativos nos ganhos dos profissionais, resgatando muitos que estavam abandonando a especialidade, implantando protocolos, uniformes de condutas e reuniões científicas para atualizações dos conhecimentos e aumento significativo do número de partos normais com baixíssima rejeição das parturientes que agora tem local de referência para serem atendidas.
No campo das atualizações científicas solidificamos nosso apoio à Jornada da Maternidade Sinhá Junqueira brilhantemente comandada pelo Dr. Luiz Alberto Ferriani, nossos membros da diretoria colaboram na elaboração da grade de palestras.
A jornada da nossa Regional já ficou tradicional com aumento do número de participantes a cada ano.

Os eventos de Araraquara, Franca, São Carlos são realizados sem interrupção. Agora, oficialmente, a Jornada da Mater, hospital público suportado pela Faculdade Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, passará a se chamar Jornada MATER- SOGESP.

A nossa diretoria, composta pelos professores Paula Navarro, Elaine Moisés e Rodrigo Franco com suporte da nossa secretária Gabriela Ferreira de Moraes, tem a grata satisfação de dar as boas vindas a esta nova etapa da SOGESP.
Parabéns ao nosso presidente Jarbas Magalhães e ao Professor Nucélio Lemos pela iniciativa.
 

História

A SOGESP Regional de Ribeirão Preto foi um projeto criado em 1992 pelo Dr. Sérgio Pereira da Cunha, na época Presidente da SOGESP matriz, para descentralizar a Associação. Surgindo então, a primeira Regional da SOGESP em Ribeirão Preto na Maternidade Sinhá Junqueira tendo como Presidente o Diretor Clínico Luiz Alberto Ferriani.

Ainda em 1995, Ribeirão Preto se tornou a primeira localidade do interior a realizar o concurso para obtenção do Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO).

A sede própria foi conquistada e inaugurada em 27 de Maio de 2009, graças ao suporte financeiro da matriz.
Atualmente, a Regional é composta de 44 cidades e possui 752 associados. 

Posteriormente, a regional foi presidida por Gregorio Lorenzo Acácio (por duas gestões,entre 2001 e 2005),Sergio dos Passos Ramos (2005-2007), Hélcio Andrade(2008-2009) e Lauro Mascarenhas Pinto (2010-2013). Quanto ao numero de sócios, hoje são cerca de 500, distribuídos pelas 41 cidades que compõe a Sogesp Vale do Paraíba. Anualmente a regional oferece quatro cursos de Educação Médica continuada em diferentes cidades de seu setor e a cada dois anos promove o seu congresso na cidade de Campos do Jordão, que, em 2013, chegou à décima edição e costuma reunir mais de 300 congressistas.
 

Antigos presidentes da regional

  • Luiz Aberto Ferriani  (1992-1997)
  • Jurandyr Moreira de Andrade  (1998-2001)
  • Sérgio Pereira da Cunha  (2002-2003)
  • Geraldo Duarte  (2004-2007)
  • Francisco José Cândido dos Reis  (2008-2009)
  • João Bosco Meziara  (2010-2015)
 

Diretoria atual

  • Presidente - João Bosco Meziara
  • Tesoureiro - Rodrigo Coelho Franco
  • Secretária - Paula Andréa de Albuquerque Salles Navarro 
  • Dir. Eventos - Elaine Christine Dantas Moisés
  • Representante Cred. Araraquara - Antônio Carlos Durante 
  • Representante Cred. Franca - Eduardo Migani Teixeira 
  • Representante Cred. São Carlos - Antônio Sergio Escrivão 
  • Representante Cred. Barretos/Bebedouro/Olímpia - Caio Augusto Simões